Suíça volta atrás e só aceita brasileiros 100% vacinados


Suíça volta atrás e só aceita brasileiros 100% vacinados
Imagem: Panrotas

A Suíça voltou atrás na decisão de permitir brasileiros imunizados com doses completas, recuperados ou com apresentação de PCR negativo. No último dia 23, o país fez o anúncio, mas logo em seguida o escritório do Turismo da Suíça no Brasil enviou comunicado informando que houve um reajuste na comunicação. 

Agora, os brasileiros só poderão ingressar no país se estiverem 100% vacinados. Os recuperados ou aqueles que apresentarem PCR negativo poderão ser barrados. 

Isso acontece porque, para a Suíça, o Brasil está na lista de países com variante preocupante do vírus, o que faz com que o Serviço Federal de Saúde Pública da Suíça exija medidas sanitárias na fronteira. Outros países na mesma situação que a nossa são Reino Unido, Índia, Canadá, África do Sul e Nepal. 

O comunicado oficial diz que, após a segunda dose da vacina ou vacina de dose única, é permitida a entrada no país no mesmo dia. Caso o viajante tenha a intenção de seguir a partir da Suíça para outros países, serão válidas as regras do país de destino. 

Ao entrar na Suíça os contatos dos viajantes serão solicitados para controle de dados. Veja alguns detalhes:

– Crianças de até 16 anos são isentas de comprovação de vacinação e podem acompanhar os pais.
– Para passageiros em trânsito/conexão é necessário verificar as regras com a cia aérea.
– Para a comprovação de vacinados brasileiros, basta apresentar o comprovante de vacinação juntamente com passaporte. Necessário conter as informações: nome, data de nascimento, data da vacina, nome da vacina administrada e nome e endereço do local de vacinação.
– Para retornar ao Brasil é necessário sempre apresentar o teste PCR negativo.

No futuro, o certificado COVID deverá ser usado para atestar uma vacinação, uma infecção curada ou um teste negativo. O certificado COVID-19 da Suíça é compatível com o certificado digital COVID da União Europeia (UE).

As vacinas aceitas atualmente são aquelas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde: BioNTech, Moderna, Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Sinovac, Sinopharm.

Mais informações em www.myswitzerland.com/pt

 

Leia também: Câmara discute Certificado de Imunização e Segurança Sanitária