Uma roda de conversa sobre cases de sucesso na modernização da Prefeitura de Aracaju marcou o segundo e último dia da Semana de Inovação. Realizado nesta terça-feira, 6, o evento foi organizado pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), através da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
Neste segundo dia de programação, foram discutidas ações inovadoras que já estão sendo desenvolvidas pela gestão, além das futuras melhorias previstas para serem postas em prática. O prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância de promover, entre os servidores que compõem a gestão, discussões sobre o desenvolvimento de ações inovadoras. “Este foi um evento muito importante, pois discutimos sobre os impactos da inovação na nossa gestão, além da utilização de ações inovadoras para a construção de um futuro melhor. E esse debate proposto se encaixa, perfeitamente, no nosso objetivo, estabelecido no Planejamento Estratégico, de usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, destacou.
“Em todas as secretarias da nossa administração, desde 2017, temos colocado em prática iniciativas inovadoras para qualificar os serviços, promovendo uma transformação efetiva na vida dos aracajuanos. Na Saúde, por exemplo, nós criamos o prontuário eletrônico que reúne todos os dados do cidadão; na Educação, implantamos a Matrícula Online, para facilitar o acesso do aluno a rede de ensino; na gestão pública nós criamos uma ferramenta online para dar agilidade aos serviços públicos, entre muitas outras ações que foram executadas, dando grandes resultados. Mesmo com esses avanços, nós sabemos que não podemos parar. Então, este seminário foi pensado para que possamos fazer um balanço e para que possamos pensar em nossas iniciativas que trarão ainda mais agilidade e qualidade para a Prefeitura de Aracaju”, enfatizou o prefeito.
Os secretários Augusto Fábio Oliveira (Seplog), Jeferson Passos (Fazenda), Waneska Barboza (Saúde) e Ricardo Abreu (Educação) apresentaram os principais avanços obtidos por cada pasta a partir de ações inovadoras e da modernização dos serviços. Também participaram do debate o consultor do Planejamento Estratégico, Júlio Filgueira; o coordenador do setor, Wilson Amaral; o diretor de Inovação, Walter Júnior; e o coordenador-geral da Tecnologia da Informação da Seplog, Cláudio Luiz Silva, que mostrou uma síntese dos projetos de TI em andamento na gestão.
Com o foco na modernização dos processos de trabalho como ferramenta basilar para as ações tecnológicas, o secretário Augusto Fábio destacou a importância de transformar, também, a cultura de trabalho no dia a dia das equipes. “É importante buscarmos sempre internalizar a inovação e a modernização dentro da gestão. Inovação vai além da tecnologia, é também a modernização nos processos de trabalho e a mudança cultural do corpo técnico. Cada vez mais, estamos disponibilizando serviços automatizados e processos bem definidos, por isso, também é importante que possamos modernizar a forma de gerir os processos. Temos uma equipe antenada com o que há de mais moderno atualmente, mas em todos os aspectos temos sempre a necessidade contínua de melhorar, e o resultado é uma melhor prestação de serviço ao público”, afirma Augusto Fábio.
Entre os cases de sucesso da Prefeitura, o secretário Jeferson Passos comentou sobre o Portal do Contribuinte, plataforma que teve grande aceitação do cidadão pela praticidade e facilidade na interação. Segundo o secretário, atualmente, quase 94% dos serviços da pasta são feitos online. “Isso não é um processo que se iniciou agora, é um processo que já vem desde de 2017”, frisou.
“A gente dá ao cidadão mais opção de interagir, e essa aceitação veio crescendo ao longo do tempo. Apostamos, investimos, e o grande sucesso dele é fruto justamente da sua simplicidade. Temos uma interface em que o contribuinte consegue acessar e compreender como proceder. Esse testemunho não é só do cidadão que está utilizando, mas também de entidades de classe, como contadores e escritórios de contabilidade, que elogiam a forma como o nosso portal consegue interagir, dar as respostas, como eles conseguem acompanhar e isso resultou no alto índice de aceitação”, detalhou Jeferson.
A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destacou o protagonismo da mulher no tocante à inovação. “Esse é um tema muito pulsante, pois envolve mudança de processo de trabalho aliado à tecnologia. Para a maioria das pessoas, esse ainda é um tema voltado apenas para os homens, mas o que a gente chama a atenção é que as mulheres inovam diariamente. E é dessa forma que a gente tenta atingir o coração das mulheres, cada uma no seu setor de trabalho, buscando a melhor forma de trabalhar e de dar uma resposta mais rápida, gerando uma resolutividade que, às vezes, não há a visibilidade que merece. Então, a gente precisa mostrar mais aos nossos gestores, para que esses processos de trabalho diário possam ser vistos e, com isso, a gente possa alimentar a cultura da inovação, principalmente, no sentido de melhorar os serviços para as pessoas. Tudo isso é feito somente com mudança no processo de trabalho, com a inovação”, avaliou.
Semana
O evento, que teve início na segunda-feira, 5, buscou incentivar o debate a respeito da inovação no setor público como forma de melhoria nos serviços e resolutividade nas questões diárias da administração. Para o diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, a iniciativa foi um sucesso.
“Tivemos uma palestra, na segunda-feira [5], com um convidado que possui vasta experiência, e o segundo momento, que foi a roda de conversa com os secretários. Alcançamos nosso resultado, e os servidores puderam ver um panorama das inovações que já estão em curso e que elevam Aracaju ao patamar de cidade inteligente”, disse.
Prefeitura Municipal de Aracaju/Secom