A utilização das tecnologias dentro do contexto educacional gera múltiplas possibilidades. O que antes era apenas uma ferramenta do “fazer”, tranformou-se em subsídio para os estudos das diversas áreas do conhecimento. O aprendizado com a Robótica, por exemplo, promove o desenvolvimento de habilidades e competências resultando em domínio dos recursos com a melhor aplicação dos conteúdos conceituais das áreas do conhecimento, por isso, se tornou uma ferramenta presente no universo escolar e tem estimulado cada vez mais os alunos.
Juntando a teoria à prática, ela é capaz de desenvolver conceitos como trabalho em equipe; auto desenvolvimento; capacidade de solucionar problemas; senso crítico; integração de disciplinas; exposição de pensamentos; criatividade; autonomia e responsabilidade; e postura empreendedora. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas: matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, entre outros.
Nas escolas do Sesi Sergipe, a Robótica é incorporada ao currículo do Ensino Médio como a disciplina Oficina Tecnológica e é aplicada em laboratório montado com kits da Lego e computadores apropriados para atuar com linguagem de programação que pode ser instalada em robôs para execução de missões programadas.
De acordo com a diretora do Sesi CEFEM Jair Meneguelli, Lygia Santos, os estudantes fazem parte de equipes e desenvolvem múltiplas habilidades para que as tarefas programadas sejam executadas com êxito. “Quando não alcançam o sucesso programado, eles têm a oportunidade de aprender com a revisão do check list e a remontagem. Nas turmas de educação Infantil e Fundamental, a Robótica entra em estudo como transversalidade em aulas das diversas disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento motor, raciocínio lógico e senso de equipe”, explica.
Ao longo do ano letivo, também são desenvolvidas várias práticas com os compostos dos kits. Um exemplo é o projeto “O Trânsito Consciente”. Desenvolvido dentro da instituição desde 2014, os estudantes têm como desafio promover ações para um trânsito seguro utilizando Robótica. São desenvolvidas também palestras e atividades lúdicas para despertar a conscientização de jovens quanto ao trânsito seguro e alertar sobre o uso de álcool e drogas na direção.
Trabalhar com a Robótica na Educação permite explorar as competências dos alunos e prepará-los para um possível mercado de trabalho. Atualmente, entre os mais variados requisitos na hora da escolha estão a criatividade e a capacidade para enfrentar desafios e procurar soluções de problemas.
Com informações da Unicom Fies