Plano possibilitará a implantação de rede banda larga de alta velocidade e segurança, bem como um ambiente de armazenamento de dados da Rede Governo (data center)
Aconteceu nesta sexta-feira, 08, o último dia do evento nacional de tecnologia da informação (TI) que reuniu representantes de 17 estados em Sergipe. A 113ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e a 14ª Reunião de Gerentes Técnicos abordaram temas sobre infraestrutura de TI e nuvem. Também foi realizada apresentação do Plano de Modernização em TI de Sergipe por representantes da empresa americana PTS. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e organizado pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis).
Sobre a apresentação do Plano de Modernização de TI em Sergipe, o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro, explicou todo processo para a oficialização da parceria do estado com a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA). “Passamos por uma pré-análise da equipe USTDA sobre a estrutura e necessidades do estado. Adiante tivemos o período burocrático e jurídico. Por seguinte, houve a licitação da USTDA, onde nós, da Emgetis, fizemos a seleção da empresa responsável pela execução dos projetos”, disse Ezio.
Quanto aos benefícios gerados, Ezio informou que o plano possibilitará a implantação de rede banda larga de alta velocidade e segurança, bem como um ambiente de armazenamento de dados da Rede Governo (data center). “Ao ser implantado, o projeto elevará o nível dos serviços virtuais prestados pelo governo, principalmente nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública”, concluiu.
Representando a empresa vencedora da licitação USTDA em Sergipe, a PTS, o empresário Flávio Feferman falou sobre o andamento do Plano no estado. “Concluímos a fase de levantamento de necessidades, onde conversamos com vários parceiros e definimos o escopo dos dois projetos, o data center e a rede”, explanou.
De acordo com Flávio, o foco do Plano está nas necessidades da Emgetis, dos parceiros e do Estado. “No data center estamos definindo algumas opções de local e tamanho, opções que vamos alinhar e discutir com a Emgetis. Para a rede também temos algumas diretrizes iniciais para o desenho e estamos prospectando algumas parcerias, inclusive com a Energisa, que detém toda a infraestrutura de postes no estado, o que facilita muito o desenvolvimento da rede”, contou.
Referente à previsão de conclusão dos trabalhos, Flávio citou a existência de um cronograma que será alinhado com a Emgetis, para que seja entregue um produto específicos do projeto no prazo necessário para que os investimentos sejam financiados e realizados. “Ficaremos à disposição da Emgetis no que for necessário e o tempo necessário pra que o data center e a rede estadual se concretizem”, declarou.
Coordenando as reuniões do evento, o presidente da Agência Estadual de Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ATI), Romero Wanderley Guimarães, destacou a troca de experiências entre os estados na utilização de serviços da nuvem. “Foi o momento onde captamos as melhores práticas, apresentando problemas já enfrentados por algumas das empresas associadas”, disse, acrescentando que, ao final das reuniões, será realizado um documento da Abep com um resumo que irá direcionar melhor a experiência das empresas.
Ainda na oportunidade, foi apresentada uma ferramenta de colaboração onde os associados da Abep poderão se reunir permanentemente, de forma estruturada e com armazenamento de documentos. “Nós vamos nos tornar agora uma Abep virtual”, revelou o presidente da ATI, Romero Wanderley.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias