O Selo do Inmetro garante que o produto passou por testes em laboratório e que atende aos requisitos mínimos de segurança
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – fiscalizou 1170 produtos automotivos durante a Operação Boa Viagem. Não foram encontradas irregularidades durante as fiscalizações, que ocorreram entre os dias 06 e 10 de fevereiro em lojas do comércio varejista de Aracaju, Pirambu, Japaratuba e Simão Dias.
Os agentes fiscais observaram se rodas automotivas de aço ou alumínio, bateria chumbo-ácido, líquidos para freios hidráulicos, amortecedor de suspensão, buzinas e lâmpadas para veículos apresentavam o selo de identificação da conformidade (Selo do Inmetro), caraterísticas do fabricante ou importador e frases de advertência. Todos os dados também têm que estar em língua portuguesa.
O Selo do Inmetro garante que o produto passou por testes em laboratório e que atende aos requisitos mínimos de segurança. A certificação também garante que os produtos não trazem riscos de acidentes aos consumidores, desde que utilizados de acordo com as recomendações do fabricante.
A operação realizada no comércio varejista tinha como objetivo principal inibir a venda ilegal de peças e garantir a segurança dos condutores. “Queremos a garantia de que o mercado de reposição de peças atue somente com produtos testados e aprovados pelo Inmetro. Os consumidores tem que adquirir produtos de qualidade e que não tragam riscos à sua segurança. Peças que não atendem aos requisitos mínimos de segurança podem causar danos aos veículos e até acidentes”, destaca o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.
De acordo com a gerente de qualidade e produtos certificados do ITPS, Maria Inêz de Almeida, o resultado das operações foi considerado satisfatório. “Essa dados comprovam que as orientações repassadas pelos agentes fiscais durante fiscalizações de rotina e pela Gerência de Metrologia Legal do ITPS, por meio de atendimento aos clientes, foram eficientes na conscientização da cadeia produtiva e dos consumidores”, comemora.
As equipes do Inmetro continuarão realizando fiscalizações rotineiras de cunho educativo em distribuidoras, atacadistas e varejistas. Por lei, comerciantes que tiveram produtos fora dos requisitos mínimos de segurança poderão ser penalizados, com advertências, apreensão do produto e multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Comerciantes e consumidores podem obter informações e também denunciar irregularidades, utilizando a Ouvidoria do ITPS. O contato pode ser feito pelo telefone (79) 3179 8055 e pelo email ouvidoria@itps.se.gov.br.
Agência Sergipe de Notícias