ITPS realiza oficinas para estimular boas práticas na produção de alimentos


O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado (ITPS), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), realiza, nesta quinta-feira, 27, a partir das 13h30, a ‘Oficina tecnológica inaugural em boas práticas de fabricação: setor de alimentos’. As atividades fazem parte do projeto Rede de Extensão Tecnológica de Sergipe (Redetec/SE) cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento tecnológico, promovendo a competitividade das micros, pequenas e médias empresas.

As oficinas vão acontecer semanalmente com o objetivo de revisar as boas práticas de fabricação e esclarecer dúvidas quanto à legislação que trata da industrialização de alimentos, segurança alimentar e preservação ambiental. A primeira etapa das oficinas tem duração de quatro meses e envolve dez empresas de Aracaju e Região Metropolitana. Estão previstas outras etapas com empresas de todo o território sergipano.

A oficina inaugural contará com a presença dos representantes das empresas do setor alimentício da Região Metropolitana; do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Pereira; do diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo; da diretora-técnica do ITPS e coordenadora geral da Redetec-SE, Lúcia Calumby; além de representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); e Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

“A realização das oficinas é parte dos atendimentos tecnológicos que são realizados em diversas empresas do setor de alimentos de Sergipe. Estas ações visam difundir conhecimento em boas práticas de fabricação, buscando melhorar a competitividade através de mudanças do patamar tecnológico das micros, pequenas e médias empresas do setor alimentício”, explica a diretora técnica do ITPS e coordenadora geral do Redetec, Lúcia Calumby.

Redetec

A Redetec SE iniciou suas atividades de atendimento tecnológico às empresas sergipanas no inicio de 2016, com a meta de atender 130 indústrias: 65 no setor de alimentos, 50 no setor de confecção e 15 nos setores de Petróleo & Gás/Cerâmico/Moveleiro. Os atendimentos envolvem as modalidades ‘Adequação para Mercado Interno’, ‘Adequação para o Mercado Externo’ e ‘Gestão da Produção’. A Redetec Sergipe faz parte do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), cuja finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial nacional. Os recursos são oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e geridos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

As atividades de extensão tecnológica são desenvolvidas por uma equipe de extensionistas do SERGIPETEC coordenados tecnicamente pelo ITPS (executor técnico principal do programa). Até o momento já foram realizadas visitas e prospecções em aproximadamente 50 empresas. Estão em processo de atendimento cerca de 30 empresas, sendo que 21 são do setor de alimentos.

O objetivo é solucionar gargalos tecnológicos das micro, pequenas e médias empresas, promovendo melhorias significativas em produtos e processos, e também estimulando ações voltadas à segurança alimentar e preservação do meio ambiente.

A Rede de Extensão Tecnológica De Sergipe (Redetec), que tem o ITPS como executor principal, é formada por: Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP); Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica Do Estado De Sergipe (Fapitec/SE); e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

Serviço

O quê: Oficina tecnológica inaugural em boas práticas de fabricação: setor de alimentos

Quando: Nesta quinta-feira, 27

Onde: Auditório do ITPS (Rua Campo do Brito, 371) – acesso pela rua Vila Cristina S/N, às 13h30

Ascom ITPS