Imprensa internacional destaca projeto que capacita artesãs sergipanas


O projeto foi desenvolvido pelos irmãos junto com 35 artesãs de duas comunidades específicas, a de Sítios Novos, em Sergipe, e Entremontes, em Alagoas | Foto: ASN

A exposição ‘Retratos Iluminados’ que foi inaugurada no último dia 02 de junho, no Rio de Janeiro, pelos irmãos, designers, Fernando e Humberto Campana e conduzido pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) em parceria com o Governo de Sergipe recebeu destaque no Jornal NY Times e a TV Americana CNN. O projeto teve como destaque o delicado trabalho de bordadeiras ribeirinhas e a criatividade dos irmãos Campana, exposto como grandes estandartes suspensos, com bastidores exibindo rostos e bordados iluminados, que se propagam pelo espaço. A exposição fica em cartaz no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, até 3 de setembro.

O NY Times destacou a exposição como um dos destinos a ser explorados pelos turistas durante as Olimpíadas, já a CNN, por meio de documentário, destacou símbolos da cultura brasileira colocando o trabalho dos irmãos como referência ao extenso mundo do designer. Para a cofundadora do IPTI , Renata Piazzalunga, essa visibilidade internacional, dada à exposição, é um passo importante de reposicionamento e re-conhecimento, no sentido de conhecer novamente de outra forma, o artesanato brasileiro que por décadas passou despercebido. “Isso é possível graças à metodologia desenvolvida pelo IPTI para esse setor, que introduz inovação em todas as dimensões envolvidas: fornecedores, matérias-prima, desenho do produto, comercialização, gestão, posicionamento de mercado, entre outros”, comenta.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), Chico Dantas, ressalta o contentamento com essa repercussão, pois, referência o trabalho do IPTI que serve de ponte entre ciência, tecnologia e sociedade. “O Instituto trabalha com a ideia de tecnologia social porque se acredita muito que, a ciência e tecnologia são fundamentais para promover a melhoria da qualidade de vida, e, para conseguir isso é fundamental que busquemos nos aproximar das comunidades”, comemora o secretário ao acrescentar que os resultados têm sido excelentes e que o Governo de Sergipe permanecerá parceiro desses projetos.

Irmãos Campana

Os irmãos designers Fernando e Humberto Campana são reconhecidos por reinventar técnicas manuais e materiais tradicionais utilizados no cotidiano brasileiro. A ideia dos artistas é valorizar esses trabalhos artesanais e aplicá-los em suas peças, que vão de mobiliário a esculturas e instalações.

‘Retratos Iluminados’ nasceu das visitas que os irmãos fizeram às comunidades brasileiras de rendeiras e tecelãs em 2015 – viagens essas promovidas pelo IPTI com o objetivo de promover a troca de experiências entre designers e artesãos. O projeto foi desenvolvido pelos irmãos junto com 35 artesãs de duas comunidades específicas, a de Sítios Novos, em Sergipe, e Entremontes, em Alagoas.

Na mostra, o público se depara com enormes bastidores (o caixilho de madeira no qual se prega o tecido que será bordado) suspensos no ar, como luminárias. As peças exibem os rostos de suas próprias autoras, e há ainda um retrato de Humberto e outro de Fernando. Os bastidores expostos foram bordados com pontos em cruz e redendê, ambos usados tradicionalmente pelas artesãs.

IPTI

É uma instituição de ciência, tecnologia e inovação, privada, com fins não econômicos, tendo como áreas prioritárias a educação, saúde pública e economias criativas. Em 2009 o IPTI transferiu sua sede para o município sergipano de Santa Luzia do Itanhy, após diálogos com o Governo de Sergipe, com o intuito de instalar aqui um centro de Tecnologias Sociais. Desde 2010 o Governo de Sergipe qualificou o IPTI como Organização Social (OS) estadual (decreto 27.066).

Ascom Sedetec