Comitê será responsável pela criação de um documento que orientará os órgãos e entidades a dar continuidade a suas atividades em caso de riscos imprevisíveis que afetem a disponibilidade, segurança das informações e acesso às tecnologias
O Plano de Continuidade de Negócios ajuda as organizações a se prepararem para os mais distintos problemas, que podem incluir, desde uma queda de energia causada por uma forte tempestade, até um incêndio que atinja a sede da empresa, danificando computadores e servidores. Já a Recuperação de Desastres é o processo que visa restaurar as aplicações após um desastre, que pode ser algo enorme, como um terremoto, ou algo de menor expressão, como um mau funcionamento de um software causado por um vírus.
“Atualmente, todas as secretarias e entidades do estado dependem da informática e, por este motivo, temos que estar preparados para reduzir, ao máximo, os riscos de paradas, e assim, prestar um ótimo serviço para a população. A partir da elaboração do Plano pelo Comitê, faremos uma apresentação para os gestores do Governo do estado para que o modelo seja replicado, de acordo com o interesse de cada órgão”, explicou o diretor-presidente da Emgetis, Ezio Faro.
O BCDR de Sergipe faz parte do Plano de Modernização da TI, na área de armazenamento de dados da Rede Governo (data center), e terá o acompanhamento dos técnicos da empresa americana PTS, financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA).
A reunião de apresentação do Comitê ocorreu na última terça-feira, 02, na sala de reuniões da Emgetis, momento em foram expostos os conceitos relativos à Continuidade de Negócios e a Recuperação de Desastres. “Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a abrangência do plano e a sua aplicação no Governo do Estado”, explicou o assessor de Planejamento Estratégico da Emgetis, Mário Vasconcelos. Dentre os assuntos, foram discutidas e aprovadas as etapas para o desenvolvimento do plano. Os trabalhos do comitê serão acompanhados pelo consultor Americano John Savageau, especialista em telecomunicações e negócios na área de TIC.
Agência Sergipe de Notícias