![](https://i0.wp.com/cadernomercado.com.br/wp-content/uploads/2017/05/secretario-jose-augusto-foto-andressa-pierre-300x200.jpg?resize=300%2C200)
pela primeira vez em Aracaju, o Fórum das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil. O evento acontece na quinta e sexta-feira, 18 e 19 de maio, no hotel Real Classic, na orla de Atalaia e foi aberto com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, que na solenidade representou o governador Jackson Barreto. Tendo como objetivo discutir temas importantes relacionados à ciência no Brasil, o fórum reúne as principais agências federais de fomento à pesquisa. Durante a solenidade de abertura também foi realizado o lançamento de Editais de Cooperação com a França.
![](https://i0.wp.com/cadernomercado.com.br/wp-content/uploads/2017/05/abertura-do-forum-confap-aracaju-foto-andressa-pierre-300x200.jpg?resize=300%2C200)
![](https://i0.wp.com/cadernomercado.com.br/wp-content/uploads/2017/05/presidente-da-confap-300x200.jpg?resize=300%2C200)
A presidente do Conselho Nacional de Fundações de Apoio à Pesquisa (Confap), Zaira Turchi, agradeceu pelo trabalho realizado em cada Estado, destacando ser de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência e tecnologia do país. “O Confap congrega 26 fundações, estamos presentes em todo o país, menos em Roraima e realizamos quatro reuniões regulares no ano, sendo essa aqui em Aracaju, a segunda de 2017. São encontros muito importantes, quando, juntamente com parceiros das agências federais e internacionais, atingimos nossos propósitos de forma mais efetiva e o fortalecimento de uma pauta comum para o avanço do setor”, reforçou.
Durante o evento, organizado pela Fapitec – órgão do Governo do Estado vinculado à Sedetec – foram realizadas várias palestras com os temas: “Apoio à inovação tecnológica no Brasil”; “A visão empreendedora com inovação tecnológica: Políticas Públicas do BNB”; e “A evolução da ciência e tecnologia ao longo dos últimos 10 anos”.