Entrega do Prêmio Fapitec Sergipe acontece dia 20 de outubro


Serão 18 premiados nas categorias científica, comunicação social e visual e inovação tecnológica

Prêmio João Ribeiro objetiva incentivar a divulgação científica em Sergipe

A próxima edição do Prêmio João Ribeiro, que tem objetivo de incentivar a divulgação científica em Sergipe, acontecerá no dia 20 de outubro, no Museu da Gente Sergipana, a partir das 18h. O Prêmio é voltado para jornalistas, pesquisadores, empresários e estudantes. A cada ano, novas categorias são inseridas ao prêmio. A novidade deste ano são as categorias de vídeo, fotografia e coluna de divulgação científica.

Serão 18 premiados nas categorias científica, comunicação social e visual e inovação tecnológica. Para o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Heriberto Vieira, o prêmio é uma oportunidade de reconhecer os trabalhos realizados em Sergipe nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

“O prêmio vem desde 2009 reconhecendo o trabalho de pesquisadores, jornalistas e empresários que tem contribuído para a construção da ciência em nosso estado. Queremos melhorar cada vez a premiação para que mais profissionais possam ser reconhecidos pelo seu trabalho”, pontuou Heriberto.

O Prêmio João Ribeiro acontece desde 2009 incentivando a pesquisa e a divulgação científica e tecnológica em Sergipe e pelo terceiro ano consecutivo, a Fapitec/SE realiza a premiação e a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Museu da Gente Sergipana. O diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, destaca a importância da parceria.

“O Museu da Gente Sergipana reúne saberes populares e tecnologia, então, faz todo sentido que o Instituto Banese enquanto instituição gestora desse museu se integre com iniciativas como essa da Fapitec, afinal, durante todo o ano o Museu da Gente Sergipana trabalha a popularização da tecnologia e das ciências populares. Estar ao lado da Fapitec na Semana Nacional da Ciência é fundamental e gratificante para o Instituto Banese”, destacou.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento acontece de 17 a 23 de outubro com objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo atividades de divulgação científica em todo o país. Em Sergipe, a SNCT começa no dia 20 de outubro e encerra no dia 28 com a Feira de Ciências da Fapitec/SE na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart).

Segundo a coordenadora do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica, Rosane Barros, em Sergipe há uma vasta programação de atividades que serão oferecidas pelas instituições de ensino e pesquisa.

“A nossa programação é ampla com atividades em Aracaju, a exemplo de visitas das escolas às universidades e aos institutos de pesquisa. A Casa da Ciência também será aberta para a visita da população e das escolas com programação especial. No interior, também serão realizadas atividades de divulgação científica, e para finalizar teremos uma grande feira no dia 28 de outubro. A meta da Semana é despertar o interesse da população pela ciência”.

Fapitec Sergipe