As baterias de nossos smartphones se desgastam à medida que são usadas. E isso pode acelerar por culpa do processo contínuo de carregamento e descarregamento. Cada vez que uma bateria é descarregada 100%, ela completa um ciclo de descarga, sem a necessidade que o processo ocorra de uma única vez (isto é, sem a necessidade de descarregar completamente, mas adiciona-se o restante para completar os 100% entre as várias descargas).
Como calibrar a bateria do seu smartphone
Um problema comum que assombra uma boa parte dos usuários de smartphones está relacionado à bateria. Muitos começam a notar que ela está durando menos durante o uso diário e até mesmo desliga inesperadamente, mesmo que o sistema esteja indicando que ainda há energia. Outra situação frustrante é quando a carga cai brutalmente em um período muito curto de tempo.
A boa notícia é que podemos executar um procedimento de calibragem da bateria para tentar corrigir esses problemas. O procedimento é muito simples tanto para Android quanto iPhone, com uma ou outra alteração, já que os sistemas usam métodos diferentes de gerenciamento. Vale dizer que há dezenas de aplicativos que prometem fazer a calibragem, mas não há nenhuma prova de que funcionem.
O ciclo de vida de uma bateria depende de vários fatores, como temperatura e voltagem, mas a estimativa mais difundida é que uma bateria de lítio tenha uma duração de dois a três anos e 300 a 500 ciclos de carga. Já escrevemos algumas dicas de como fazer a bateria do smartphone durar mais e, hoje, ensinamos como obter o número exato de ciclos de carga em um celular – nesse caso, os da marca Samsung.
Mais duração na bateria do Android
A bateria é, cada vez mais, a parte mais importante de um celular. Atualmente, ela é o grande limitador da tecnologia móvel, de modo que cada vez menos importa o que um celular é capaz de fazer e cada vez mais por quanto tempo ele é capaz de fazê-lo antes da bateria esgotar.
Por este motivo, é sempre bom estudar novas formas de conservar a sua bateria para os momentos em que você realmente precisar do seu celular. Abaixo há uma série de dicas que podem ser colocadas em prática no Android que devem prolongar a autonomia do seu smartphone.
Fonte: Agência Brasil