
De acordo com pesquisa recente da Infor, GT Nexus e Capgemini, metade dos executivos participantes aponta a transformação digital na cadeia de suprimentos como uma prioridade no ambiente corporativo
Atualmente, os executivos reconhecem uma grande lacuna entre o momento atual da transformação digital em suas cadeias globais de suprimento e o que esperam em apenas cinco anos. Esta é uma das conclusões tiradas de um estudo global intitulado “O Estado atual e futuro da Transformação Digital da Supply Chain” (The Current and Future State of Digital Supply Chain Transformation), conduzido pela Capgemini Consulting e a GT Nexus, uma empresa da Infor, provedora de aplicações empresariais específicas por mercado e desenvolvidas para a nuvem.
Até agora, a maioria das pesquisas realizadas sobre o tema examinaram a transformação digital dentro das organizações ou entre elas e seus clientes. Este novo levantamento é o primeiro que explora a condição atual e futura da transformação digital, englobando principalmente as companhias e seus parceiros de toda a cadeia.
O estudo analisou 337 executivos de algumas das maiores empresas globais de manufatura e varejo em toda a Europa e América do Norte. As principais conclusões do estudo incluem:
A transformação digital da supply chain é importante:
– 75% dos entrevistados consideram a transformação digital da supply chain “importante”
– 50% afirmaram que a transformação digital é “muito importante”
– 70% já começaram formalmente a transformação digital da supply chain
Até agora, os progressos têm sido lentos:
– Mais de 30% dos entrevistados disseram estar “insatisfeitos” com o progresso até agora
– Apenas 5% estão “muito satisfeitos”
Já existem recursos essenciais de tecnologia, porém, ainda não são amplamente utilizados
– Algumas plataformas e ferramentas foram identificadas pelos executivos como facilitadores para a transformação digital, no entanto, muitos ainda contam com suporte de tecnologias antiquadas:
– Plataformas/ferramentas de visibilidade de cadeia (94%), Análise de Big Data (90%), Ferramentas de simulação (81%) e Cloud (80%) são vistos como os recursos tecnológicos que mais facilitam a transformação digital da cadeia.
– Mas, 48% dos entrevistados admitem que “métodos tradicionais” como telefone, fax e e-mail ainda são as principais formas de interagir com os parceiros da supply chain hoje em dia.
Espera-se mudanças drásticas em apenas cinco anos
– Hoje, apenas 15% dos entrevistados dizem que a maioria dos dados da cadeia estendida é acessível à sua organização. Em cinco anos, esse número aumenta para 54%.
– Além disso, apenas 23% dos entrevistados dizem que a maioria dos dados da cadeia estendida é analisada e usada para a tomada de decisões. Em cinco anos, esse número crescerá para 68%.
– Dentro de cinco anos, 95% dos entrevistados esperam que mais processos com fornecedores sejam automatizados e 94% esperam receber mais atualizações de status de toda a cadeia em tempo real.
Alguns dos benefícios esperados incluem reduções de custos para logística, inventário e manutenção, melhorias no atendimento ao cliente e maior eficiência dos equipamentos em escala global. Ainda mais importante, a transformação digital da supply chain deverá aumentar drasticamente a agilidade das empresas.
A rapidez é necessária para responder às mudanças das condições de mercado, aos novos participantes que podem ameaçar os modelos de negócios existentes ou a interrupções inesperadas da cadeia, que já causaram prejuízos significativos ao desempenho financeiro e à reputação de inúmeras organizações ao longo dos anos.
Suavizar os impactos desses imprevistos tornou-se prioridade e um dos principais motores da necessidade de realizar uma transformação digital. Porém, de acordo com o estudo, os níveis atuais de colaboração e visibilidade em toda a rede ainda são baixos, o que limita a agilidade.
“Setenta e cinco por cento dos entrevistados dizem que a transformação digital da supply chain é importante, mas existe uma grande lacuna entre onde as empresas estão hoje e onde esperam estar em apenas cinco anos”, disse Mathieu Dougados, vice-presidente sênior da Capgemini Consulting. Ainda de acordo com ele, “as iniciativas de transformação digital dentro das quatro paredes das organizações representam grandes desafios para elas mesmas. Mas, no mundo globalizado e terceirizado de hoje, a transformação digital só pode ser bem-sucedida se as empresas a abordarem com uma visão holística de toda a cadeia, que pode incluir centenas de parceiros. Portanto, a conectividade entre parceiros, o acesso cruzado a dados e o uso de análises em toda a rede se tornam as principais áreas de foco”.
“A transformação digital da supply chain é uma iniciativa importante que exige liderança, visão no nível C e uma abordagem holística de mudança que promove automação, conectividade, compartilhamento de dados e colaboração em toda a cadeia”, comenta Kurt Cavano, presidente da GT Nexus. “Esta pesquisa mostrou que as indústrias e os varejistas têm uma clara ideia de onde precisam estar e quais tecnologias digitais irão ajudá-los a chegar lá nos próximos cinco anos. Contudo, vai ser um processo brusco, considerando a atual confiança em tecnologias antiquadas e analógicas, como telefone, fax e e-mail para colaborar e executar na cadeia global. Enquanto isso, o risco de interrupções na supply chain é alto e dispendioso”.
O estudo está disponível para download no site da GT Nexus.
Infor