Boticário investe em tecnologia como aliada do meio ambiente


Correio 24h
O consumo consciente pode ter na tecnologia uma grande parceira. O Grupo Boticário, que concentra  50% da produção na Bahia, está investindo em inovações tecnológicas que vão impactar na produção e vendas futuras. Grupo com maior projeto de reciclagem do país, a marca de cosméticos e perfumaria deseja exemplificar como a inteligência artificial pode colaborar para o meio- ambiente e consumo sustentável.

Até 2022, todos os produtos da marca terão embalagens refil e recicláveis. As lojas físicas, porém, já contam com depósitos de embalagens para que os consumidores possam levar os resíduos, que são destinados para processos de reciclagens.

Tecnologia

Pioneira em pesquisas alternativas, a marca O Boticário não faz testes em animais e foi a primeira fabricante do setor a desenvolver a Pele 3Dno país. A tecnologia equivale a uma estrutura cutânea formada por várias camadas celulares, utilizada para avaliar a segurança e a eficácia de uma substância cosmética em peles humanas. Com ela é possível testar várias formulações, analisando possíveis alergias, por exemplo, sem precisar atingir os bichinhos.

Sustentabilidade

As embalagens da linha Cuide-se Bem, de O Boticário, combinam tecnologia e sustentabilidade. A diferença está em seus frascos e bisnagas, produzidos com plástico vegetal cem por cento renovável, feito a partir da cana-de-açúcar, em vez da tradicional matéria-prima produzida com petróleo. No processo de produção, este novo formato captura e fixa gás carbônico da atmosfera, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Com essa iniciativa, o Grupo Boticário contribuiu diretamente para a redução de cerca de 3 mil toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao carbono estocado em mais de 17 mil árvores.

Estrutura

As novas estruturas da Fábrica de Camaçari, na Bahia, foram projetadas para receber a certificação LEED de edificações sustentáveis e contam com tecnologias de separação e distribuição jamais vistas no mercado até então, como transelevador e pickin by light: que são visores numéricos dotados com botões nas caixas de armazenamentos. Outra iniciativa recente foi a instalação de um braço mecânico para automatizar a colocação das tampas no Malbec, produto considerado carro-chefe da perfumaria nacional.

 

Fonte: Correio 24h