18ª Olimpíada Brasileira de Informática premia destaques sergipanos nesta terça, 21


Nesta terça-feira (21), a partir das 8h, acontece a solenidade de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), em Sergipe. Nesta edição, a OBI premiará mais de 130 estudantes do ensino fundamental, médio e superior nos níveis estadual e nacional, além das instituições de ensino e os professores destaques na competição no ano de 2016.  A cerimônia será realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão.

“Em 2016, Sergipe evoluiu nacionalmente na OBI: subimos do quinto para o quarto colocado em número de alunos participantes”, adianta a gestora Carla Almeida de Tecnologia da Informação (TI) do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipe Tec), uma das instituições apoiadoras da OBI em Sergipe, junto com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec).

Regionalmente, a OBI está em sua 10ª edição e é realizada pela UFS, por meio do departamento de Computação (Dcomp), com o patrocínio da Associação de Gestores de TI do Estado de Sergipe (CIO-SE). Nacionalmente, promovida pela Sociedade Brasileira de Informática (SBC) e coordenada pela Universidade de Campinas (Unicamp), a Olimpíada é dividida em três etapas (regional, nacional e internacional) e visa despertar nos jovens o interesse pela Computação através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Modalidades e níveis

A OBI é composta por duas modalidades: iniciação (níveis 1 e 2) – nesta não há uso de computador, as provas são escritas e o público-alvo é composto por estudantes do Ensino Fundamental; programação (níveis júnior, 1, 2 e universitário) – requer conhecimentos básicos de programação, e é direcionada para estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Universitário.

Prêmios

Os estudantes classificados para a etapa nacional são premiados com medalha, viagem, curso de computação na Unicamp e podem concorrer na etapa da Olimpíada Internacional de Informática.

Agência Sergipe de Notícias