Preocupado com o impacto da crise econômica provocada pelo Coronavírus, o Sebrae lançou um portal de informações totalmente voltado para orientar os empreendedores. Acessando o www.sebraesergipe.com.br, o empresário tem acesso livre e gratuito a orientações, exemplos de outros empreendedores que encontraram soluções inovadoras, dicas de como lidar com a atual situação, além de cursos online com conteúdo diverso.
Canais Digitais Ampliados
Além do portal, um outro serviço oferecido pelo Sebrae é o Fale com um Especialista. Por meio dele o cliente pode conversar com os técnicos da instituição sobre diversos assuntos relacionados a abertura e gestão de negócios. Para utilizá-lo basta fazer um cadastro em nosso portal e receber as informações via chat ou email. Os empreendedores também podem tirar dúvidas por meio das redes sociais do Sebrae Sergipe no Instagram (@SebraeSergipe) e Facebook (Sebrae Sergipe). Outras opções são o call center da entidade, o 0800-570-0800 e o WhatsApp, disponível por meio do telefone (79)2106-7722.
Planejamento é essencial para enfrentar esse cenário
Um primeiro cuidado, que deve ser comum a todos os empresários nesse momento de crise é redobrar a atenção com o planejamento e estar atento às mudanças dos hábitos de consumo. Neste momento em que boa parte da população deve permanecer em casa, o foco do consumidor vai estar voltado principalmente para produtos e serviços essenciais. Por isso, é importante estar preparado para a oscilação das vendas. Nesse contexto, é fundamental realizar o planejamento de cenários para entender as implicações financeiras e operacionais caso a crise se estenda por um período prolongado. Também é recomendado que os donos de pequenos negócios digitalizem processos e ferramentas para integrar planejamento, demanda, suprimento e capacidade de produção e entrega.
Fonte: Sebrae/SE