A Astrazeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde 57% das doses aplicadas em 2021. Apesar da imensa maioria ter sido aplicada de acordo com as orientações do fabricante, a Folha de São Paulo apurou que cerca de 26 mil doses foram utilizadas fora da validade no país.
Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da Astrazeneca. Um deles passou da validade no dia 29 de março e o que venceu há menos tempo estava válido até 04 de junho.
Até o dia 19 de junho, os imunizantes com prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. Os dados constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde.
Em Sergipe, de acordo com pesquisa disponível no site da Folha de São Paulo, oito pontos de aplicação da vacina usaram doses vencidas. São eles:
- Aracaju: US Edézio Vieira de Melo – Siqueira Campos
- Capela: Clínica de Saúde da Família Dr Geraldo Luiz Souza Mota
- Itabaiana: Secretaria Municipal de Saúde
- Nossa Senhora do Socorro: US Mugival Messias dos Santos e Clínica de Saúde da Família Gabriel Alves da Paixão
- Nossa Senhora da Glória: Clínica de Saúde da Família Maria da Conceição Parteira
- Estância: Centro de Referência Dr Clovis Franco
- Lagarto: Secretaria Municipal de Saúde
O DataSUS (sistema de informação do Ministério da Saúde) identifica todas as pessoas imunizadas com um código individual, acompanhado de informações sobre idade, grupo prioritário de vacinação, data da imunização e lote da vacina recebida.
Já a data de validade de cada lote vacinal consta de outro sistema do governo federal, o Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica), que registra os comprovantes de entrega dos imunizantes contra covid-19 por estado. Em cada um desses recibos há informações públicas sobre o número do lote vacinal, a data de validade, o fabricante e a data de entrega.
As vacinas dos lotes apontados foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas.
É possível identificar na carteira de vacinação se o cidadão recebeu dose da Astrazeneca de um dos oitos lotes apontados e ver se a vacina foi aplicada fora da validade. Os lotes são:
- 4120Z001: vencimento em 29 de março
- 4120Z004: vencimento em 13 de abril
- 4120Z005: vencimento em 14 de abril
- CTMAV501: vencimento em 30 de abril
- CTMAV505: vencimento em 31 de maio
- CTMAV506: vencimento em 31 de maio
- CTMAV520: vencimento em 31 de maio
- 4120Z025: vencimento em 04 de junho
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
Procurada pela redação do Caderno Mercado, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe informou que as informações divulgadas pela Folha serão apuradas e que a Secretaria irá se pronunciar através de nota oficial.
Leia também: Aracaju retoma vacinação por idade e amplia faixa etária para maiores de 37 anos