Mudança da identidade visual e do conceito do negócio, além de criação de metas estão entre os ganhos apontados pelo empreendedor Diego Laurindo
Fundada em 2010, a SkyTour, de Blumenau (SC) sempre apostou na proximidade com o cliente para entregar soluções completas de lazer. De viagens de formatura a passeios para famílias, a empresa se consolidou rapidamente e, como a maioria dos pequenos negócios brasileiros, encontrou dificuldades de gestão.
A falta de controle de informações, o direcionamento da atuação da equipe a dados consolidados sobre os resultados comprometiam o sucesso da agência de viagens. Por isso, o empreendedor Diego Laurindo ingressou no programa Gestão de Indicadores de Resultados (GIR), do Sebrae, para solucionar os desafios que enfrentava. Durante 14 meses, recebeu o apoio de consultores da entidade, que auxiliaram em processos de melhoria e implantação de modelos de gestão que se adequassem ao seu negócio.
“Um dos principais ganhos que tivemos foi a descentralização. Antes eu respondia por todas as decisões e atuava desde a linha de frente, nas vendas, até o financeiro. Agora dividimos as funções e há mais clareza em relação as atribuições tanto da direção quanto dos profissionais”, avalia Diego.
O empreendedor destaca ainda a mudança da identidade visual da empresa como uma das alterações mais significativas propostas pelo GIR. “Da logo à disposição da loja, tudo ficou mais claro e alinhado à nossa missão, visão e valores. Hoje sinto que realmente nos propomos a entregar não um produto, mas o sonho do cliente, que deseja que a viagem que escolheu seja a melhor da sua vida. Agora a equipe conhece o portfólio, o atendimento acontece de forma mais próxima e cada um é responsável por uma etapa do processo, dando agilidade ao trabalho”, avalia.
Planejamento em médio e longo prazo
Assim como a maioria dos negócios que cresce rapidamente e não conta com gestão profissional, a SkyTour não conseguia se preparar para o futuro. “Não tínhamos metas definidas e nem dava para projetar investimentos ou melhorias em médio ou longo prazo. Hoje já conseguimos resolver essa questão e o controle de todo o processo, ganhando mais confiança em relação às decisões para os próximos meses ou anos”, finaliza Diego.
Programa Gestão de Indicadores de Resultados
Voltado para empresas de pequeno porte (EPP’s) que querem atingir resultados eficientes, o Programa Gestão de Indicadores e Resultados (GIR) tem duração de 14 meses. São 127 horas de consultoria individual, 76 horas de workshops técnicos e oito horas de encontros empresariais para formação de rede de contatos e geração de negócios, entre os participantes.
Além de aprender a monitorar periodicamente seus resultados, os empreendedores recebem apoio para a gestão em diferentes esferas: estratégias, planejamento, finanças, marketing, recursos humanos e processos. Através de práticas mensuráveis, poderão ao final do programa analisar o crescimento de seus negócios, com ganhos reais para o dia a dia. Para participar, o empreendedor deve procurar a unidade do Sebrae mais próxima ou entrar em contato pelo telefone 3702-6410.
Assessoria de Comunicação