Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira
Diretor da Aliança Francesa de Aracaju
Há um século, aproximadamente, a Aliança Francesa de Paris difunde a língua francesa e as culturas francófonas, construindo sua ação e reputação sobre a qualidade do ensino e da formação, em um contexto multicultural que favorece o respeito e a convivência mútua. É considerada a primeira rede cultural mundial, com 1.040 centros de estudos em 136 países nos cinco continentes, a cada ano, mais de 450.000 pessoas, de todas as idades aprendem a língua francesa nas sedes das Alianças. Em Aracaju está localizada na Rua de Pacatuba 288, Centro desta capital. É uma associação de direito local sem fins lucrativos, exerce sua missão de maneira autônoma, fora de qualquer espécie de engajamento de natureza política ou religiosa com três objetivos essenciais: propor cursos de francês para abranger grupos de diferentes públicos, tornar conhecidas as culturas francesas e francófonas e favorecer a diversidade cultural.
A Aliança Francesa possui um Conselho Diretor e um Conselho Fiscal, constituído por abnegados e amantes da língua francesa, sem quaisquer honorários, que traçam as diretrizes e fiscalizam a atuação da Direção e da Coordenação pedagógica. O primeiro Presidente da Aliança Francesa foi Dr. Antônio Garcia Filho e a primeira diretora Monique Rolland. Há 16 anos, a Professora Elóida Caldas esteve na direção desta Aliança, e mesmo sem dispor de recursos do Governo Frances, conseguiu realizar grande trabalho, mantendo-a em funcionamento, com o apoio do Governo do Estado de Sergipe, proprietário do imóvel onde está a sede da Aliança.
No final do ano passado, o Conselho Diretor, atualmente presidido pela Dra. Ildete Caldas aprovou o nosso nome por unanimidade para assumir a direção da Aliança Francesa. Nosso envolvimento com a França ocorreu em 02 momentos ligados à nossa pós-graduação profissional: de 1986 à 1989, em Montpellier, com o Mestrado em Desenvolvimento Rural, na Instituto Agronômico do Mediterrâneo; e em 2005, em Toulouse, com o estágio do Doutorado em Geografia, da UFS, em Gestão Territorial de Bacias Hidrográficas. Além disso, tive a oportunidade de cursar todos os cursos regulares da Aliança Francesa: o CEFAL, o CEPAL, e o NANCY nos seus três níveis I, II e III. Tendo feito parte do Conselho Diretor da Aliança sucedendo o saudoso professor João Costa, ampliando o envolvimento com a Aliança Francesa.
A crise econômica reduziu sensivelmente, o número de alunos que procuram aprender a língua francesa, como também, o fato de ser o idioma inglês o de maior interesse no meio acadêmico e o profissional. Assim, sem verbas e subvenções externas, a manutenção da Aliança Francesa em Aracaju, exigirá a diversificação na oferta de cursos, a busca do engajamento e retorno dos ex-alunos, e de parcerias com o setor público e privado, para aumentar o número de alunos e continuar a propagação do ensino do francês no nosso Estado.
Na próxima segunda feira, 6 de fevereiro, daremos início ao primeiro semestre letivo de 2017, com alunos dos cursos regulares e o incremento de 2 turmas, com médicos da Associação Sergipana de Medicina e da SOABRAMES, que farão o curso “Destination Voyage”, focado no desejo de viajar. Outros cursos serão iniciados neste semestre, por exemplo, conversação em francês e temas específicos, como gastronomia e turismo, para os quais basta acessar o site www.afaju.com.br e preencher o Formulário de Demandas de Cursos, nos possibilitando a formação de turmas de acordo com a demanda e a disponibilidade de horários.
Outras perspectivas futuras serão a oferta de cursos de francês para crianças, e de português para estrangeiros. E quem desejar seguir os cursos regulares do método “Alter Ego”, disponibilizamos o teste online, no site da Aliança, afim de avaliar o nível que o aluno poderá seguir.
Estamos estabelecendo também parcerias com diversas empresas, como: CODEVASF, EMBRAPA, UNICRED, UNIMED, TCE, por meio das quais servidores terão descontos especiais, bem como sócios do Iate Clube de Aracaju.
A Aliança Francesa necessita do apoio da sociedade sergipana na consecução da sua nobre missão da difusão da cultura e da língua francesa. Venez à l’Alliance Française, junte-se à nós!