As vendas de veículos novos totalizaram 943 unidades, em outubro em Sergipe. O número de veículos novos se refereà soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise pelo Boletim Sergipe Econômico (NIE/FIES e Departamento de Economia da UFS). Em termos relativos, quando comparado com as vendas do mês imediatamente anterior, setembro último, verificou-se queda de 7,8%. No entanto, no comparativo com outubro do ano passado, as vendas recuaram 24,8%.As vendas de automóveis e comerciais leves chagaram a 912 unidades, apresentando queda de 21,8%, quando comparado com outubro do ano passado. Em relação ao mês imediatamente anterior a retração foi de 4,5%. Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou vendas de 31 unidades, com baixas de 60,3% em relação ao mesmo mês de 2015 e de 49,2% quando comparado com o mês anterior. Para o segmento de ônibus, não foi registrado nenhuma venda no mês analisado.As vendas e o licenciamento de motonetas de até 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somou 1.344 unidades.
JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA CORREÇÃO DE ÁREA DA REBIO SANTA ISABEL – Atendendo ao pedido do Ministério Público Federal em Sergipe, a Justiça Federal determinou que a União e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) concluam, em 30 dias, o processo administrativo para correção da área da Reserva Biológica Santa Isabel. A medida, que tem caráter liminar, também obriga o ICMBio a apresentar, no prazo máximo de dois meses, o plano de manejo da Unidade de Conservação (UC). A Rebio Santa Isabel está localizada entre os municípios de Pacatuba e Pirambu, possui 45km de praias e abriga o principal sítio reprodutivo de tartarugas oliva do Brasil. A ação do MPF/SE teve origem na constatação de que três UCs de Sergipe não possuem plano de manejo, entre elas a Rebio Santa Isabel, criada em 1988. Ou seja, há quase 30 anos que a unidade existe, mas ainda não possui o plano responsável por estabelecer, dentre outros pontos, as normas, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais em seu interior. A Lei das Unidades de Conservação (9.9985/00) estabelece que a publicação do plano deve ser feita em até cinco anos após a criação da UC.
TCU PREMIA BANCO DO NORDESTE POR BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA – Por demonstrar ter os elementos de um processo de gestão de risco e controles em bom grau de maturidade e responsabilidades bem definida e manter um plano de continuidade em implementação, o Banco do Nordeste recebeu na terça-feira, 29, em Brasília, o Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas. Concedido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o prêmio é um incentivo para que os gestores públicos possam adotar as melhores práticas e devolver os impostos pagos pela sociedade em bons serviços públicos. A avaliação do TCU obedeceu a critérios baseados nos princípios de governança e compilados no Índice Geral de Governança (IGG), desenvolvido pelo próprio Tribunal para avaliar os órgãos federais, levando em conta três mecanismos da governança: liderança, estratégia e controle. Para a escolha dos vencedores, o TCU distribuiu 12 mil questionários com 140 perguntas e respondidos por cerca de 7 mil órgãos. Ao final, foram premiados o Banco Central do Brasil, o Ministério da Educação e o Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, na categoria administração direta; o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na categoria administração indireta. Foram premiados também cinco municípios, avaliados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), sobretudo quanto às sete dimensões da execução do orçamento: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.
TRÊS EMPRESAS CONQUISTAM PRÊMIOS MPE BRASIL E PEXSE – Três empresas sergipanas foram reconhecidas na noite desta quarta-feira pela excelência nas práticas de gestão em seus negócios. A Alúmen Esquadria de Alumínios foi a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil 2016, enquanto a Ortoplan Sergipe e a Jotanunes Construtora conquistaram o Prêmio PEXSE ciclo 2015/2016. Criada há oito anos pelo empresário Natanael Cavalcante, a Alumen tem sede em Aracaju e atua no mercado de fabricação de esquadria de alumínios, com foco no segmento da construção civil. É a segunda vez que a companhia conquistou a premiação.“Em 2009 ganhamos o prêmio e desde então não medimos esforços para melhorar ainda mais as nossas práticas de gestão. Ao longo desse tempo investimos em conhecimento para melhorar os nossos processos e trazer mais satisfação aos clientes”, explicou Natanael.Este ano, 779 micro e pequenas empresas ligadas aos setores de comércio, serviços, agronegócios, indústria, serviços de turismo, saúde, educação e tecnologia da educação participaram do MPE. O MPE Brasil é anualmente promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e tem como objetivo valorizar as experiências que promovem o aumento da produtividade nos negócios por meio da disseminação de conceitos e técnicas de gestão.
DISTRITO INDUSTRIAL DO TURISMO NA PARAÍBA – A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em sessão ordinária, a criação do Distrito Industrial do Turismo do Estado da Paraíba. A partir da criação do Distrito Industrial do Turismo, autorizou o Poder Executivo a destinar a área do Polo Turístico Cabo Branco para a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). Assim, o governo da Paraíba terá autonomia para atrair empresas que fomentem o turismo no estado. De acordo com o Poder Executivo, o projeto do Polo Turístico estabelece a destinação da área para hotelaria, comércio, eventos, parques ecológicos, animação turística, campo de golfe, setores residenciais e implantação de Parque Temático. Bom exemplo para outros estados da região.
JUIZ SUSPENDE FECHAMENTO DE AGÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL NO MARANHÃO – A Justiça do Maranhão suspendeu, na segunda-feira, 28, de forma liminar, o fechamento de agências do Banco do Brasil no estado, medida prevista no plano de reorganização institucional, anunciado no início de novembro e com implementação prevista para 2017. A decisão acatou pedido feito pelo Procon do Maranhão. Na ação civil pública, o presidente do Procon no Maranhão e diretor dos Procons Nordeste, Duarte Júnior, sustenta que apesar de haver a livre iniciativa, a decisão do Banco do Brasil de fechar agências fere o direito do consumidor. Uma vez que os consumidores atingidos pelo fechamento das agências sofrerão danos decorrentes da diminuição na qualidade dos serviços prestados, além de ficarem sujeitos a longos deslocamentos para utilizarem serviços bancários contratados. No despacho, o juiz determina que seja mantido o pleno funcionamento de todas as atuais agências do banco no estado e que não ocorra mudanças das agências para postos de atendimento. Ele pede ainda que o banco apresente relatório com motivação, os impactos econômicos e a adequação das mudanças ao plano de negócios e à estratégia operacional da instituição.
PRÊMIO NACIONAL DE INOVAÇÃO: INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 15 DE JANEIRO – Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação Edição 2016/2017. Empresas de todos os portes podem submeter projetos, produtos e processos inovadores para concorrer a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação e a cursos de educação executiva. A candidatura é feita exclusivamente pelo site www.premiodeinovacao.com.br, até o dia 15 de janeiro de 2017.A quinta edição traz novidades no regulamento. Os vencedores serão divididos em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); micro e pequenas empresas; médias empresas; e grandes empresas. A premiação se dará nas categorias gestão da inovação e inovação, sendo que esta se divide em quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing.Diferentemente de edições anteriores, não será necessário inscrever um projeto específico para cada categoria. A empresa pode se inscrever uma única vez e será avaliada como um todo, podendo ser selecionada em mais de uma categoria ou subcategoria. No entanto, é preciso que as inovações desenvolvidas tenham ocorrido, no máximo, nos últimos dois anos e estejam implantadas no momento da inscrição. O prêmio é voltado para a indústria, exceto no caso das micro e pequenas empresas atendidas pelo ALI, que podem ser também dos setores de comércio ou serviço. Os vencedores serão conhecidos no Congresso Brasileiro de Inovação, em junho de 2017.
VALOR DESTACA SERVIÇO DE CAPTURA REMOTA DE CHEQUES DO BANESE – O jornal Valor Econômico divulgou que o Banco do Estado de Sergipe o primeiro banco a ofertar o serviço de RDC (Captura Remota de Cheques) no Brasil. Em reportagem intitulada “Solução permite a compensação remota do cheque”, o Valor Econômico informa que o serviço de RDC foi apresentado no Brasil pela MultiCrédito, empresa de inteligência e segurança para mecanismos de crédito, com os parceiros Banese e a provedora de sistemas Recognition.De acordo com o gerente da Área de Canais e Marketing do Banese, Édivam Clinger, o Banco do Estado, com o objetivo de fornecer serviços inovadores aos seus clientes, desenvolveu o serviço de RDC em 2015 e ampliou a sua comercialização em 2016.“Através do RDC os clientes Pessoa Jurídica do Banese podem digitalizar cheques em seus próprios estabelecimentos e enviar as imagens para o banco, sendo os depósitos efetuados a qualquer hora do dia”, informou. “Com o RDC, o cliente não precisa ir ao banco para fazer a compensação dos cheques”.Os requisitos básicos para o serviço são um computador com internet e um scanner. “O sistema também possibilita um maior controle na gestão de cheques pelo cliente, redução de custos vinculados à guarda e depósitos de cheques e maior agilidade nos depósitos”, acrescentou.Para o presidente do Banese, Fernando Mota, a solução RDC está alinhada com o direcionamento estratégico do banco de se posicionar como uma instituição moderna, que facilita a vida dos seus clientes através de produtos e serviços inovadores.
CONCESSÃO DE CRÉDITO EM SERGIPE RECUOU 0,3% EM OUTUBRO – O total das operações de crédito no estado, em outubro deste ano, alcançou mais de R$ 18,1 bilhões, registrando recuo de 0,3% no comparativo com o mesmo mês do ano passado, sendo esse o primeiro recuo desde 2004, início da série histórica, nessa base de comparação.Em relação ao mês imediatamente anterior, setembro último, também se verificou queda na concessão de crédito. Em termos relativos, houve retração de 0,9%. Entretanto, mesmo com as quedas registradas, o montante de crédito concedido de janeiro a outubro deste ano, situou-se 2,8% acima do registrado no mesmo período de 2015.As operações de crédito de pessoas físicas ultrapassaram os R$ 12,4 bilhões, com crescimento de 4,4%, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Já em relação ao mês anterior, setembro último, a tomada de crédito caiu 0,6%.De janeiro a outubro deste ano, o crédito concedido às pessoas físicas cresceu 7,2% e ultrapassou os R$ 123 bilhões. Por sua vez, o crédito concedido às pessoas jurídicas retrocedeu 9%, em relação ao volume de crédito do outubro de 2015, movimentando aproximadamente R$ 5,7 bilhões. Quando comparado com o mês imediatamente anterior a queda foi de 1,7%.Nos dez primeiros meses do ano, o volume de crédito concedido às empresas sergipanas recuou 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado.A taxa geral de inadimplência das operações de crédito, referente aos atrasos superiores a noventa dias, no último mês de outubro, situou-se em 4,57%. Sendo que a taxa de inadimplência das pessoas físicas ficou em 4,45%, e para as pessoas jurídicas, a taxa de inadimplência foi de 4,83%.
OS MELHORES DA ARQUITETURA, DESIGN DE INTERIORES E ENGENHARIA CIVIL – O Teatro Tobias Barreto irá receber no dia 18 de dezembro, às 19h, a primeira edição do prêmio “Os 20+ em Arquitetura, Designers de Interiores e Engenharia Civil”. Denominado Governador Marcelo Déda Chagas, o prêmio consiste no reconhecimento a pessoas ilustres que dedicaram anos de suas vidas contribuindo com a história, memórias e cultura de Sergipe, assim como homenageia alunos do Curso de Arquitetura da Unit, criado há 20 anos. Ao todo 60 nomes receberão o troféu.Idealizado pelo jornalista e apresentador Paulo Lavigne – e realizado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) e o Buffet Alex Max -, que depois de cinco anos trabalhando com profissionais dessas áreas na revista eletrônica Programa Paulo Lavigne, atualmente exibido pela TV Aperipê, e revista impressa + Ímpar, viu a importância de lançar o projeto. Além da entrega do troféu, também integra a programação da noite o lançamento da nova edição da + Ímpar Sergipe. Quem marcar presença também apreciará ao show “Vejo só você tour”, do cantor carioca Sam Alves, vencedor da segunda edição do The Voice Brasil, e da cantora Bia Ferreira.
ESTADO OFERECE DESCONTOS DE 95% NOS JUROS PARA QUITAR DÍVIDAS DE ICMS- O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), abriu somente para esse final de ano a possibilidade de empresas quitarem débitos de ICMS a partir de um programa especial de negociação que oferece descontos que podem chegar a 95% das multas e 80% nos juros em caso de pagamento à vista até o dia 9 dezembro.Empresas com pedido de baixa de sua inscrição cadastral também podem aproveitar a oportunidade. De acordo com o Procurador-Chefe da Procuradoria Especial do Contencioso Fiscal da PGE, Edson Wander de Almeida Costa, um dos objetivos do programa de refinanciamento de dívidas de ICMS é oferecer uma alternativa para que os contribuintes regularizem a situação de inadimplência e evitem sanções administrativas e/ou judiciais, a exemplo do protesto da dívida em Cartórios, inscrição no Serasa, bloqueio de contas bancárias, enfim, medidas que acabam por prejudicar a atividade da empresa no período de maior movimento financeiro, que é o final de ano.Além do pagamento à vista, é oferecida a opção de parcelamento em até 120 meses, com descontos proporcionais que alcançam até 80% das multas e 60% nos juros.
SERGIPE REGISTRA SALDO POSITIVO DE EMPREGO EM OUTUBRO – Sergipe apresentou um saldo (total de admissões menos total de desligamentos) positivo de 1.932 empregos formais no mês de outubro, sendo o primeiro saldo positivo do ano.Os setores da Indústria de Transformação e da Agropecuária foram os que apresentaram resultados mais representativos, com saldos positivos de 1.873 e 1.448 empregos, respectivamente. O bom desempenho na agropecuária deveu-se ao período de safra da cana-de-açúcar, sendo que a atividade de cultivo da cana-de-açúcar sozinha gerou 1.437 novos empregos. Na Indústria de Transformação, o bom desempenho deveu-se, principalmente, pela fabricação de açúcar bruto, que criou 1.899 novos postos de trabalho, no mês de outubro.Entre os setores que apresentaram saldos negativos, o pior resultado foi observado na Indústria da construção, com redução de 689 empregos, no mês de outubro de 2016, sendo a construção de edifícios a atividade que mais colaborou para o mau desempenho, contabilizando 461 empregos a menos. O segundo pior resultado foi observado no setor de serviços, com a redução de 439 postos de trabalho, com destaque para a atividade de teleatendimento, com a redução de 135 empregos.
VINHOS E UÍSQUES NO NATAL – Enquanto no Sul e Sudeste, os espumantes e frisantes são os preferidos para brindar o Natal e a chegada do Ano Novo, no Nordeste é o uísque que não pode faltar na ceia dos nordestinos. O mês de dezembro corresponde a 20% do total do volume de vendas do ano de champanhes e frisantes. Para este ano, as vendas de bebidas quentes devem registrar um incremento de 10% em relação ao mesmo período anterior. Neste Natal, o Walmart Brasil, que em Sergipe é representado pelo Bompreço e TodoDia, aposta na sua linha de vinhos marca própria Grand Expedition, que traz itens nacionais e importados de vinhos finos tintos, brancos e espumantes.
CUSTO MÉDIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SERGIPE CAIU 0,2% – O custo da construção, medido por metro quadrado, em Sergipe no mês de novembro, assinalou retração de 0,2% em relação a outubro. O valor do custo médio por metro quadrado, no mês analisado, ficou em R$ 904,12, sendo o segundo menor valor registrado entre os estados brasileiros. No comparativo com o mês de novembro de 2015, o custo apresentou alta de 4,3%. Do valor total, a fatia de 55%, ou R$ 498,39, correspondeu ao custo com material, enquanto que os 45% restantes, ou R$ 405,73, referiu-se ao valor da mão de obra empregada. De janeiro a novembro de 2016, o custo médio da construção civil no estado, acumula alta de 4,7%, enquanto que o custo com material cresceu 8% e o desembolso com a mão de obra, no mesmo período, subiu 18,2%, no comparativo com o mesmo intervalo do ano passado. As variações são em termos nominais, ou seja, sem considerar a inflação nesse período.
COHIDRO INICIA PLANTIO DE UVA EM COOPERAÇÃO COM A EMBRAPA – Foi retomado o plantio de uva adaptada ao clima Semiárido, no Perímetro Irrigado Califórnia, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), em Canindé de São Francisco. Um acordo de transferência de Tecnologia com a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Petrolina-PE (Embrapa – Semiárido), vai propiciar o acompanhamento de quatro produtores irrigantes sergipanos, que irão cultivar campos experimentais das variedades cujo fruto será destinado para produção de suco e vinho, totalizando 3.700 pés, com a previsão de um ano para começar a primeira colheita. Nesta quarta-feira, 7, chegaram a Canindé 2.400 mudas da variedade de uva BRS Isabel Precoce e 300 da BRS Violeta. Estas serão divididas entre os quatro campos experimentais de forma igual. Dois são produtores do Califórnia e outros dois pertencentes ao perímetro Jacaré-Curituba. Esses agricultores irão entrar com a área do lote para receber os parreirais e a mão de obra. O restante dos custos está incluso na cooperação técnica com a Embrapa, que entra com as mudas, sistema de irrigação, estaqueamento, adubos e insumos que serão utilizados para desenvolver a planta durante dois anos, tempo em que haverá também o acompanhamento dos técnicos e engenheiros agrônomos da empresa federal a estas plantações.