Em julho deste ano, houve saldo positivo de 634 empregos formais no estado. O saldo é fruto da diferença entre admissões (7.474) e desligamentos (6.840) no período. No primeiro semestre do ano, apesar do bom resultado do último mês, Sergipe ainda contabiliza saldo negativo de 5.719 empregos. A Indústria de Transformação apresentou o melhor desempenho entre os setores da economia sergipana, com a criação de 851 novas vagas de emprego no mês de junho. A maior geração de emprego foi observada nas indústrias de fabricação de açúcar em bruto, que criou 800 novos empregos. O setor de Serviços apresentou a segunda maior geração de empregos, criando 93 novas vagas. A Agropecuária contabilizou 88 vagas a mais, principalmente no cultivo de cana-de-açúcar, que sozinha gerou 170 novos empregos. O setor de Serviços Industriais de Utilidade Pública apresentou saldo positivo de 41 novos postos de trabalho. O pior resultado, no mês de junho, foi observado na Construção Civil, que teve redução de 385 empregos, principalmente na construção de edifícios. A Extração Mineral também apresentou saldo negativo, com redução de 35 vagas de emprego, no mês em análise. Já na Administração Pública e no Comércio as reduções foram de 13 e 6 postos de trabalho. Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, no mês de junho de 2017, o município de Itabaiana contabilizou o maior saldo positivo, com criação de 252 postos de trabalho. Distribuídos entre o setor do Comércio e o de Serviços. Em Nossa Senhora do Socorro, foi a Indústria de Transformação que apresentou o melhor resultado, com a geração de 169 novos empregos, principalmente na indústria de material elétrico e de comunicação. Com saldo negativo, apresentando redução de 488 empregos, aparece a cidade de Aracaju, resultante do resultado negativo do setor da Construção Civil, que teve a redução de 322 postos de trabalho, só na capital. O município de São Cristóvão também registrou redução de empregos, com redução de 94 postos de trabalho, também influenciado pelo mau desempenho da Construção Civil.
ARRECADAÇÃO FEDERAL EM SERGIPE CRESCEU 2,4% NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO – A arrecadação de tributos federais, no mês de junho, ultrapassou os R$ 340 milhões, assinalando elevação de 7,4%, quando comparado com a arrecadação do mesmo mês do ano anterior, junho de 2016. No comparativo com a arrecadação do mês anterior, a arrecadação apresentou pequena redução real de 1,5%. Essas variações consideram o efeito da inflação no período, medido pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). No primeiro semestre do ano a soma arrecadada com os tributos de competência da União ultrapassou os R$ 2 bilhões, crescendo 2,4%, em termos reais, quando comparado com o mesmo período de 2016. Em junho, a Receita Previdenciária continuou sendo a principal fonte da arrecadação, somando aproximadamente R$ 165,5 milhões, abrangendo 48,6% do total recolhido aos cofres da União. O Imposto de Renda (IR) também se destacou, alcançando R$ 67,6 milhões, compreendendo 19,9% do arrecadado. O recolhimento da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) ficou em R$ 39,5 milhões, no mês analisado, enquanto que o recolhimento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ficou em R$ 14 milhões. A Contribuição para o PIS/PASEP ficou pouco acima dos R$ 14,2 milhões. Para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a soma arrecadada foi de R$ 7,4 milhões.
ARRECADAÇÃO DO ICMS EM SERGIPE TOTALIZOU R$ 246,6 MILHÕES, EM MAIO – Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Conselho Nacional da Política Fazendária (Confaz), apontou que a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), em Sergipe, totalizou R$ 246,6 milhões, no quinto mês do ano. Em termos relativos, verificou-se queda real de 2,4% (considerando o efeito da inflação, medida pelo IPCA), quando comparado à arrecadação de maio do ano passado. No comparativo com o mês imediatamente anterior, abril último, notou-se recuo de 8%. Considerando o acumulado do ano corrente, a arrecadação do ICMS no estado passou de R$ 1,3 bilhão, registrando elevação de 3,2%, em termos reais, em comparação com o mesmo período de 2016. A arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no mês analisado, ficou em R$ 14,8 milhões. Nos cinco primeiros meses do ano, a arrecadação com o imposto superou os R$ 107 milhões. O recolhimento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) foi superior aos R$ 1,6 milhão, enquanto que as taxas (pagas em função da contraprestação de algum serviço público) reuniram R$ 38 mil aos cofres do estado, no mês analisado.
BLEND BEACH’N BURGER PROMOVE 1º SARAU DO HELP – Na próxima quinta-feira, 27 de julho, a partir das 21h, o Blend Beach’n Burger vai reunir grandes artistas da noite sergipana no 1º Sarau do Help. A ideia é angariar fundos para ajudar o músico Ricardo Clay, que teve seu violão furtado no último dia 14. Para essa festa acontecer, a cantora Jana Balbino convidou alguns amigos, e já confirmaram presença os artistas Isaac Borges, Torugo Teles, Milena Nascimento, Valquíria e Peninha, Ygor, Dione Barros, Bento Adami, Rodrigo Walesa, Júlio Fonseca, Adriano Pecinha, Rodrigo Shimaru, Daniel, Adilson Carnaval, dentre outros nomes. O couvert artístico será de R$ 5. Vale a pena assistir a todos esses talentos reunidos e, de quebra, ajudar Ricardo Clay a adquirir um novo instrumento de trabalho. O Blend Beach’n Burger foi inaugurado no último dia 7 sob o comando dos sócios Ygor Felipe e João Gabriel. A mais nova hamburgueria de Aracaju fica localizada à Avenida Santos Dumont, 97, Orla da Atalaia, e funciona de quarta a domingo, das 18h à 0h.
ITABAIANA FOI O MUNICÍPIO QUE MAIS CRIOU POSTOS DE TRABALHO EM JUNHO – Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, no mês de junho de 2017, o município de Itabaiana contabilizou o maior saldo positivo, com criação de 252 postos de trabalho. Distribuídos entre o setor do Comércio e o de Serviços. Em Nossa Senhora do Socorro, foi a Indústria de Transformação que apresentou o melhor resultado, com a geração de 169 novos empregos, principalmente na indústria de material elétrico e de comunicação. Com saldo negativo, apresentando redução de 488 empregos, aparece a cidade de Aracaju, resultante do resultado negativo do setor da Construção Civil, que teve a redução de 322 postos de trabalho, só na capital. O município de São Cristóvão também registrou redução de empregos, com redução de 94 postos de trabalho, também influenciado pelo mau desempenho da Construção Civil.
BNB COMPLETA 65 ANOS COMO O BANCO DAS MPES E DA INOVAÇÃO – O Banco do Nordeste continuará a ser o líder na oferta de microcrédito, o principal parceiro da micro, pequena e média empresa e agente da inovação com os startups. Esses é o compromisso do presidente da instituição, Marcos Holanda, que destaca que o BNB completa 65 anos, nesta quarta-feira, 19, focado no futuro. O BNB já aplicou R$ 209,4 bilhões na Região, somente com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), criado em 1988. Em 2017, foram desembolsados R$ 5,7 bilhões. O programa de microcrédito produtivo urbano do Banco do Nordeste, o Crediamigo, o maior da América Latina, já contratou R$ 48,2 bilhões e beneficiou quase 5 milhões de clientes desde 1998. Ele destaca que o microcrédito produtivo do Banco do Nordeste é uma porta de saída da pobreza e investe na Região o equivalente a 67% do valor alocado pelo programa Bolsa Família. O Banco do Nordeste investe no valor das médias cidades e na interiorização do crescimento da economia regional. “Lançamos o Fórum G20+20 para incentivar negócios nas 40 cidades médias do Semiárido”, ressalta o presidente. Marcos Holanda lembra que o BNB é o primeiro banco público a criar um centro de inovação, o Hub Inovação Nordeste (Hubine), que se propõe a ser um hub de pessoas talentosas, com capacidade de criar e inovar e, com isso, gerar novas riquezas e renda. “O Nordeste só avançará no desenvolvimento se apostar na inovação. A riqueza do mundo não está mais no fazer e sim no criar. Temos o insumo que o mundo todo deseja: jovens talentosos e criativos”, afirma o presidente do BNB.
CONSUMIDOR TENTA IR ÀS COMPRAS, MAS ESBARRA EM CRÉDITO NEGADO – Brasileiros começam a esboçar alguma disposição a voltar a comprar, mas ouvem “não” de lojas e instituições financeiras quando pedem para parcelar os gastos. Levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que aumentou o número de pessoas que buscam crédito, mas não conseguem o empréstimo. Dos consumidores que tentaram comprar a prazo em maio, 64% tiveram o pedido rejeitado. Em janeiro, primeiro mês do levantamento, 42% ouviram respostas negativas. Para Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, as rejeições refletem uma alta na busca por crédito. “A pessoa até resolveu que pode trocar a geladeira agora, mas teve o crédito negado”, afirma Kawauti. Essa situação afeta a recuperação da economia, já que um dos motores da retomada é o consumo, represado pela dificuldade de acesso a financiamento da população. As vendas do comércio em maio, mês tradicionalmente bom para o varejo devido ao Dia das Mães, tiveram queda inesperada de 0,1% sobre abril, segundo o IBGE. O setor de tecidos, vestuário e calçados foram as que mais sofreram, com queda de 7,8%. Os juros, por sua vez, subiram. O custo médio do crédito pessoal cresceu 3,4 pontos percentuais entre abril e maio, segundo o Banco Central, para 132,6% ao ano. Até a linha para quem busca renegociar dívidas aumentou, dificultando a saída de cadastros de inadimplentes.
FUNCIONÁRIOS DO BANESE CONCLUEM NOVA ETAPA DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UNIT – Foi concluído, na semana passada, o quarto dos 12 módulos do curso de pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas que está sendo realizado pela Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, exclusivamente para técnicos e gestores do Banco do Estado de Sergipe (Banese). De acordo com o Banese, o curso tem por objetivo geral desenvolver competências comportamentais e de gestão dos líderes do banco com ênfase na autoliderança como forma de motivar os colaboradores por eles liderados. O quarto módulo do curso, que tratou do tema “Comunicação”, teve como orientador o professor Mário Eugênio Paula de Lima. Coordenador dos cursos de pós-graduação MBA Gestão e Inovação no Agronegócio e MBA Gestão da Inteligência Competitiva e Inovação, da Universidade Tiradentes, Mário Eugênio é graduado em Comunicação Social e possui também experiência acadêmica nas áreas de administração, marketing e eventos. Para ele, a comunicação é fundamental para o bom andamento dos processos internos de qualquer corporação, a exemplo do Banese. “A comunicação ajuda na motivação, no engajamento das equipes, e vai contribuir também para o profissional estar mais preparado para lidar com o público e com os seus colegas. Com certeza os ensinamentos que transmitimos aqui irá agregar muito ao conhecimento e ao profissionalismo do baneseano”, disse o professor. Já de acordo com uma das participantes do curso, a gerente de Negócios da agência Magazine do Banese, Vanessa Gonçalves Azevedo, os ensinamentos que vêm sendo repassados pelos professores da pós-graduação são valiosos. “Esse curso nos proporciona uma gama de conhecimentos com os quais passamos a lidar melhor com os nossos colegas e com os nossos clientes. Ele também nos ajuda a fortalecer a imagem que o Banese já tem no mercado e a entender melhor como fidelizar os produtos e serviços que o banco oferece e como divulgar as inovações que a empresa vem realizando”, ressaltou.