Em setembro deste ano, houve saldo negativo de 584 empregos formais no estado. O saldo é fruto da diferença entre admissões [5.796] e desligamentos [6.380] no mês em análise. Nos nove primeiros meses do ano, Sergipe contabilizou saldo negativo de 6.157 empregos. O Comércio apresentou o melhor desempenho entre os setores (em setembro), com a criação de 272 novos empregos, principalmente no comércio varejista de vestuário e acessórios. As contratações nesse período estão vinculadas às expectativas das vendas de fim de ano – ou seja, a partir desse mês começam as contratações temporárias que se estendem até o final do ano. A Agropecuária também apresentou saldo positivo de emprego, com a geração de 79 novos empregos, originados, principalmente, no cultivo da cana-de-açúcar. A Extração mineral e o setor de Serviços geraram 52 e 33 novas vagas de trabalho, respectivamente. Também foi observada elevação de emprego no setor de Serviços Industriais de Utilidade Pública e no setor da Administração Pública, com 25 e 24 empregos a mais, respectivamente. No tocante aos setores da Construção civil e da Indústria de transformação apresentaram reduções de postos de trabalho no mês de setembro. O Setor da Construção Civil contabilizou 216 vagas a menos, principalmente nas atividades relacionadas à construção de edifícios. Já a Indústria de Transformação apresentou o pior desempenho entre os setores da economia sergipana, com redução de 853 empregos, no mês de setembro. Entretanto, cabe destacar que esse resultado se deve a redução de empregos na fabricação de açúcar em bruto, que teve redução de 880 postos de trabalho, no mês em análise.
EMPREGO NOS MUNICÍPIOS – Entre os municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, no mês de setembro de 2017, Capela contabilizou o melhor saldo de empregos, com criação de 80 postos de trabalho. O destaque foi a agropecuária, com a maior geração de empregos. O município de Lagarto gerou 58 novos empregos, com destaque para a indústria de transformação e comércio, os principais geradores de emprego no município. Em São Cristóvão foram gerados 36 novos empregos, com destaque para o setor de serviços e da indústria de transformação. Já o município de Nossa Senhora do Socorro registrou saldo negativo de 43 empregos, principalmente no setor da construção civil. Os municípios de Itabaianinha e Estância tiveram reduções de 12 postos de trabalho, cada um.
CORREIOS PROMOVE DIA ROSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA – A Superintendência Estadual dos Correios em Sergipe realizou na segunda-feira (23) o Dia Rosa contra o Câncer de Mama. Todos os empregados foram convidados a usar uma peça de roupa ou acessório na cor rosa, como forma de mostrar que estão juntos no combate à doença, que somente no Brasil atinge 58 mil pessoas por ano e mata cerca de 14 mil mulheres. Além disso, equipes formadas por profissionais da área de Serviço Social da empresa e representantes da Postal Saúde distribuíram laços que são símbolo da campanha Outubro Rosa e fizeram panfletagens no edifício-sede, localizado no centro comercial de Aracaju, e nos complexos operacionais das ruas Acre e Alagoas. Elaborado pela Clinradi, clínica de radioterapia credenciada à Postal Saúde e parceira do Outubro Rosa, o material distribuído chamava a atenção para a importância da adoção de um estilo de vida saudável como forma de prevenir o desenvolvimento do câncer. Também trazia informações sobre autocuidado, alertando para o fato de que o câncer de mama é silencioso e que é através do autoexame que mais de 80% dos tumores são descobertos. Doe Lenços – A Superintendência Estadual dos Correios em Sergipe também é parceira da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na campanha ‘Doe Lenços’, idealizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A proposta é arrecadar lenços para instituições que apoiam mulheres vitimadas pela doença. Para isso, foi colocada uma caixa coletora na Agência Central dos Correios, em Aracaju. Tanto funcionários quanto clientes deixaram doações até a última sexta-feira (27).
SENAI CONSCIENTIZA ALUNOS SOBRE CÂNCER E DST’S – O Senai Sergipe promoveu, na última segunda-feira (23), uma palestra em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Na ação a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Borges, orientou os estudantes não só sobre o câncer de mama, mas também sobre outros tipos. A SMS na oportunidade disponibilizou ainda o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante para testes rápidos que detectam sífilis, HIV/aids, hepatites B e C. A campanha mundial Outubro Rosa, acontece todos os anos especialmente no mês de outubro e visa conscientizar não só a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.O câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O autoexame das mamas e a mamografia são essenciais, pois é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia.
EM SERGIPE, FORAM VENDIDOS 76,5 MILHÕES DE LITROS DE COMBUSTÍVEIS, NO MÊS DE AGOSTO – As vendas totais de combustíveis, no mês de agosto, ficaram em 76,5 milhões de litros, assinalando queda de 1,2%, em relação ao mesmo mês de 2016. Porém, na comparação com o mês de julho, as vendas totais aumentaram 4,8%. De janeiro a agosto deste ano, as vendas de combustíveis superaram os 597,1 milhões de litros, assinalando leve alta de 0,2% em relação ao mesmo intervalo de 2016. Foram vendidos aproximadamente 33,8 milhões de litros de gasolina. Em termos relativos, houve alta de 1,8% nas vendas, em relação ao mesmo agosto/2016. Em relação a julho, também houve elevação, porém de 3,2%. A comercialização do etanol hidratado assinalou baixa de 4,9%, no mês em análise, quando confrontado com o volume de vendas do mesmo mês do ano anterior. Em volume, as vendas ficaram em 1,5 milhão de litros. Todavia, na comparação com o mês imediatamente anterior, verificou-se incremento no consumo de 26%. No tocante ao óleo diesel, foram comercializados mais de 26,3 milhões de litros [agosto/2017]. Em termos comparativos, verificou-se queda de 6,3% em relação a agosto do ano passado. No entanto, quando comparado com julho último, as vendas aumentaram 12,5%. A venda do combustível utilizado pelas aeronaves, o chamado querosene de aviação, ficou em 2,2 milhões de litros, apresentando queda de 9,6% em relação a agosto de 2016. Já na comparação com julho, as vendas também recuaram, a queda ficou em 8,5%.