Vice-governadora participa de lançamento de mais uma edição das Caravanas do Esporte e das Artes em Sergipe

Segunda edição das Caravanas em modelo EAD passa a atender mais nove municípios sergipanos nos cursos Esporte Educacional para Grandes Grupos e Viva com Arte

Vice-governadora participa de lançamento de mais uma edição das Caravanas do Esporte e das Artes em Sergipe
Eliane Aquino, vice-governadora do estado de Sergipe - Imagem: Divulgação

Com o objetivo de auxiliar a ampliação do trabalho pedagógico com as linguagens artísticas e com o esporte na comunidade escolar, Sergipe recebe mais uma edição, na modalidade ensino à distância, das Caravanas do Esporte e das Artes. A cerimônia online de abertura das turmas para novos municípios sergipanos aconteceu na manhã desta segunda, dia 09, e contou com a presença da vice-governadora Eliane Aquino, incentivadora do projeto.

Realizadas pelo Instituto Esporte e Educação (IEE) e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), Disney e canais ESPN, as Caravanas atenderam no primeiro semestre deste ano aos municípios de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, além de profissionais da rede estadual de ensino. Com o sucesso do projeto, a iniciativa agora foi ampliada para os municípios de Carmópolis, Lagarto, Salgado, Maruim, Ilha das Flores, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba, Propriá e Tobias Barreto.

Presidente do Instituto Mpumalanga e diretora do geral do projeto das Caravanas, Adriana Saldanha, ressaltou durante o evento virtual que Sergipe tem sido um parceiro bastante importante da iniciativa e enalteceu o envolvimento da gestão. “Eu me emociono muito quando estou em Sergipe, presencial ou virtualmente. E isso se deve primeiro a uma gestão pública comprometida e aqui traduzida pela vice-governadora. Eu sempre digo que ela é uma gestora que abre janelas. E a janela, pra gente, tem um significado sempre muito importante, pois nos traz luz e possibilita que o Sol nos aqueça, se abre para novos projetos e sonhos. E é muito importante termos gestores como ela, que acreditam na importância das janelas que se abrem para a educação. Nosso agradecimento a Sergipe, em seu nome, por essa capacidade de entender esporte, cultura e arte como elementos fundamentais para a construção da vida de qualquer pessoa”.

Ela ressaltou ainda que Sergipe tem se destacado na mobilização dos profissionais e dos municípios, sendo esse um dos motivos principais para que as Caravanas tenham ampliando o atendimento de três municípios, no primeiro semestre, para nove municípios nesta segunda etapa. “Teremos, somente em 2021, 12 cidades de Sergipe atendidas. Além dos profissionais da rede estadual. Esses números são muito significativos”. As Caravanas oferecem, gratuitamente, duas formações: Esporte Educacional para Grandes Grupos e Viva com Arte, com 40 horas e com 60 horas, respectivamente. As aulas à distância terão abordagens teórica e prática, conteúdos de apoio com textos, vídeos e quizzes, e serão ministradas por professores especializados seguindo a metodologia do modelo presencial das Caravanas.

A vice-governadora Eliane Aquino ressaltou que o compromisso do Governo de Sergipe com as Caravanas é antigo, desde a primeira gestão do ex-governador Marcelo Déda, e teve continuidade justamente pela qualidade do trabalho desenvolvido. Ela ressaltou ainda que, diante da crise que o país enfrenta, somada aos desafios impostos pela pandemia, é imprescindível que os gestores e os profissionais como um todo repensem seu fazer diário e de que modo podem contribuir, efetivamente, para reduzir os abismos sociais.

“A fome, o desemprego e a evasão escolar foram ainda mais agravadas. Estamos num momento que requer bastante reflexão sobre o que, enquanto gestores, precisamos fazer. Acabamos de sair das Olimpíadas orgulhosos da conquista dos nossos atletas, especialmente os nordestinos. Mas não podemos deixar de lembrar que muitos deles sofreram muito mais do que o necessário por falta de políticas públicas estruturantes. Por isso, ressalto a importância de que aproveitem o conhecimento de qualidade trazido pela Caravanas para essa construção. A gente precisa construir, juntos, políticas intersetoriais que transformem realmente a vida da população, com seriedade e comprometimento”.

A importância de ações intersetoriais também foi ressaltada pelo secretário municipal da Assistência Social de Lagarto, Valdiosmar Vieira. “Assim como a vice-governadora, entendemos que as Caravanas precisam acontecer de modo intersetorial, por isso, a Assistência Social, a Educação e a Cultura abraçam esse projeto em nosso município. Entendemos que a arte e o esporte são instrumentos muito importantes para a promoção da inclusão social”, pontuou

Presente no evento, o prefeito de Salgado, Givanildo Costa, do mesmo modo, destacou o compromisso e a felicidade da gestão em receber o projeto das Caravanas. “Para nós, será um divisor de águas. Queremos trabalhar o esporte com mais destaque e estimular os desportistas da nossa cidade. Meu desejo inclusive é que possamos receber, após a pandemia, uma edição presencial desse projeto tão importante”.

Para o coordenador pedagógico do IEE, Alexandre Dezen Arena, a participação dos municípios sergipanos tem sido bastante positiva e só reafirma o acerto na decisão de encarar o desafio da adequação das Caravanas a um novo formato. “Buscamos enfrentar todas as adversidades neste período pandêmico para levarmos o conteúdo que levávamos presencialmente para um curso EAD. Isso porque sabemos que nunca o esporte e as artes foram tão essenciais como na pandemia. Neste momento ainda mais, pois se tornaram essenciais para humanizar o retorno presencial dos meninos e meninas às escolas de forma mais humanizada e atrativa. Estamos à disposição de todos os municípios para que, juntos, possamos construir soluções”, finalizou o coordenador pedagógico do IEE, Alexandre Dezen Arena.

 

Leia também: Programa de crédito a micro e pequenas empresas é regulamentado