Uso de aplicativos cresce e surgem os superapps


Uso de apps cresce e surgem os superapps
Imagem: Freepik

Segundo a empresa de dados alemã Satista, em 2020, o mundo registrou 218 bilhões de downloads de aplicativos. A importância do formato é percebida não só pelos números, mas também através de uma análise rápida na rotina das pessoas. A comunicação entre os indíviduos, o pagamento de contas, o lazer ao assistir filmes, séries e programas, a alimentação, consultas médicas e compras de medicamentos: tudo isso pode ser (e é!) feito hoje em dia através de aplicativos.

O Brasil é o país com mais tempo gasto em aplicativos no mundo, alcançando a marca de cinco horas diárias no útimo trimestre de 2021. Um crescimento de 30% em comparação ao mesmo período nos últimos dois anos.

Consequentemente a todo esse crescimento, aumentou também o número de empresas dedicadas à criação desses aplicativos. A concorrência ente elas tem feito com que os novos apps estejam cada vez mais inovadores e quem sai ganhando com isso é, principalmente, o consumidor.

Os aplicativos inovadores, assim como qualquer outro negócio, envolvem a obtenção de ganhos financeiros, mas o que mais tem prendido os usuários dentro desse novo mundo é a utilidade da ferramenta. O foco no desenvolvimento dos apps está cada vez mais voltado para o cliente.

A novidade é que a tecnologia e a inovação já estão levando os aplicativos para outro patamar. Recentemente, surgiram os superapps, através do qual o cliente encontra em um único aplicativo diversos serviços. Por exemplo, usando um superapp, o cliente pode fazer reservas de hotel e viagens, compra de produtos e agendamento de consultas médicas. São ecossistemas que permitem que o usuário tenha, em apenas um lugar, a praticidade de vários serviços. É como ir a um shopping e poder almoçar, fazer compras e ir ao cinema em um único estabelecimento.

 

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