UFS e Sebrae alinham ações para fomentar educação empreendedora

Instituições se reuniram para reforçar parcerias

UFS e Sebrae alinham ações para fomentar educação empreendedora
Imagem: Schirlene Reis

A Educação Empreendedora é uma ferramenta utilizada por educadores para despertar e motivar alunos para a construção de ideias inovadoras. Uma das suas principais finalidades é ajudar na formação de cidadãos críticos, autônomos e transformadores. Como instituições engajadas com o tema, reuniram-se nesta quinta-feira, 19, representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para o reitor da UFS, Valter Santana, o encontro reforça a parceria entre a universidade e o Sebrae. “A visita ao Sebrae, que é um parceiro estratégico para a UFS, ocorre dentro do alinhamento de um fomento de um ecossistema de empreendedorismo e inovação, é a universidade se aproximando do cidadão, levando aquilo que ela produz em seus muros em favor do desenvolvimento da sociedade”, pontua o reitor.

“Ter o Sebrae ao nosso lado é um estímulo, uma grande responsabilidade e uma oportunidade também para os nossos professores, a fim de que, dentro da metodologia e expertise do Sebrae, a gente possa capacitar nossos professores e alunos, aumentando nosso leque de oportunidades e favorecendo a uma transferência de tecnologia apropriada para que esse conhecimento chegue onde é devido e possa fomentar o desenvolvimento econômico”, detalha Valter.

De acordo com ele, essa junção de forças das instituições tem como ideia principal favorecer o fomento dentro da UFS, visto que existe a pretensão, levantada durante o encontro, de desenvolver, como fonte de estímulo para professores e alunos, um prêmio de fomento ao empreendedorismo.

“É uma das coisas que vamos construir mediante a renovação do nosso termo de cooperação, para que as ações oriundas desse termo possam finalizar com a celebração desse convênio, premiando os melhores trabalhos desenvolvidos dentro da UFS”, adianta o reitor.

Extensão

Sueli Suprintendente Sebrae
Sueli Pereira, pró-reitora de extensão da UFS, e Paulo do Eirado, diretor superintendente do Sebrae – Imagem: Schirlene Reis

A reunião teve a presença também da pró-reitora de Extensão da UFS Sueli Pereira. “O objetivo dessa visita é estreitar os laços, ampliar as possibilidades de ações, celebrar um termo de cooperação que envolve ensino, pesquisa e extensão e estágios, é o que a universidade tem buscado, ampliar essas ações, levando-as para a comunidade”, resume.

Ela destaca que a UFS pode fornecer apoio disponibilizando ações desenvolvidas dentro da própria universidade, sendo parceira nas ações do Sebrae. “Como exemplo temos o Congresso Internacional de Empreendedorismo, no qual professores da universidade estão envolvidos e inscrevendo alunos em projetos, para que participem também dessas ações”, lembra a pró-reitora.

A gestão da UFS foi recepcionada pelo diretor superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, e sua equipe. “Tivemos uma reunião extremamente produtiva, de forma que caminhamos para uma aproximação ainda maior do Sebrae com a UFS, levando o extensionismo, uma presença complementar para toda ação que a UFS já desenvolve. É uma soma de instituições visando trazer para o aluno e para a sociedade desdobramentos que se traduzam em ações efetivas para melhoria da qualidade de vida, da cidadania”, relata Eirado.

Reitor Superintendente Sebrae
Valter Santana, reitor da UFS, e Paulo do Eirado, diretor superintendente do Sebrae – Imagem: Schirlene Reis

 

 

“São pontos que se transformarão efetivamente em práticas e é nisso que o Sebrae se coloca inteiramente à disposição, para cada vez mais levarmos a uma visão empreendedora, uma visão construtiva para a sociedade”, comenta.

Para ele, por meio da extensão, a UFS pode firmar grandes parcerias. “Isso faz com que o diálogo com a sociedade ocorra de uma forma muito espontânea, muito rica, porque a quantidade de conhecimento, o acervo que a universidade já tem, dá um repertório espetacular de conhecimento que pode chegar ao cidadão”, exalta o diretor superintendente do Sebrae.

 

Leia também: Derrubada medida que exige comprovação de imunização para viagens ao Ceará