TV e YouTube são os canais que orientam brasileiros sobre finanças


Educação financeira é algo que ainda está distante do cotidiano da maior parte dos brasileiros. A boa notícia, no entanto, é que as pessoas se mostram mais dispostas a corrigir esse déficit e buscar mais conhecimento sobre o assunto.

Esse é um dos insights trazidos pela mais recente edição da pesquisa “Hábitos Financeiros dos Brasileiros”, realizado pela empresa de inteligência Ilumeo, junto ao economista Ricardo Amorim. O estudo ouviu 1498 pessoas, de todas as regiões do país, com idade de 18 a 60 anos.

A pesquisa mostra que mais da metade das pessoas (59%) nunca recebeu orientação a respeito de como cuidar de suas finanças pessoais. Apesar disso, elas começam a sinalizar mais interesse pelo assunto: 81% dos entrevistados declarou que gostaria de ter mais conhecimento a respeito de administração de finanças pessoais.

Tv e Youtube

Uma parte da pesquisa também avaliou os meios que as pessoas usam para buscar informações a respeito de transações e conceitos financeiros. Programa de TV, YouTube e sites praticamente empatam como as fontes em que as pessoas mais buscam informação: 26% das pessoas apontou a TV como o canal de onde recebeu informação sobre finanças; 25% apontou canais do YouTube como fonte de orientação, enquanto 24% responderam que já recorreram a sites para buscar informações. As redes sociais também aparecem entre os meios mais acessados, sendo citadas por 23% das pessoas.

A percepção das pessoas em relação ao atual cenário econômico nacional melhorou em relação aos últimos anos. Em 2016, na mesma pesquisa, 80% das pessoas responderam que a situação econômica era extremamente desfavorável. Dessa vez, esse percentual caiu para 54%. Atualmente, 19% dos entrevistados julga que a situação econômica do País é estável, enquanto apenas 6% acham que o Brasil atravessa um período de crescimento.

Fintechs e bancos

A pesquisa também avaliou o conhecimento das pessoas a respeito das fintechs. O termo ainda é desconhecido pela maioria dos brasileiros (86% disseram não saber o significado) mas quando foram apresentadas aos nomes das empresas do ramo (Pag Seguro, Nubank, Guia Bolso e outras), as pessoas declararam já conhecer tais marcas.

O estudo também questionou os entrevistados sobre seus bancos preferidos. A Caixa Econômica Federal foi a mais citada, ficando com 30% das citações. Banco do Brasil e Itaú receberam 20% das citações cada; o Bradesco foi citado por 15% dos entrevistados, o Santander, por 9%, enquanto 5% das pessoas citaram outras instituições.

 

Fonte: Meio&Mensagem