Nos últimos 30 anos, o turismo da Turquia apresentou constante crescimento. Em 2018, o país recebeu um total de 45,8 milhões de visitantes de todo o mundo. Porém, o brasileiro ainda não se apaixonou por este destino. No mesmo ano em questão, a Turquia recebeu cerca de 70 mil turistas do Brasil, o que não representa nem 1% do número de visitantes totais.
A Turquia é um país que oferece diversas vantagens para quem escolhe este destino turístico. Uma delas é poder conhecer uma das gastronomias mais apreciadas em todo o mundo. Além disso, o turista poderá vivenciar uma cultura rica e milenar, com muitas danças típicas e as mesquitas mais grandiosas do mundo.
Além de atrações que mesclam o oriente e o ocidente, praias fantásticas e vilarejos nas montanhas, a Turquia apresenta bons preços, ótimos hostels e uma vibe mochileira que a colocou na lista dos melhores destinos para mochileiros em 2019. Mas não se engane, este não é um país que deve ser considerado apenas por aqueles que buscam um destino low budget. A Turquia também oferece roteiros 5 estrelas.
Um dos motivos que fez a Turquia começar a subir no gosto do brasileiro é a paridade entre as moedas locais. Hoje, R$ 1,00 equivale a 1,70 liras turcas, enquanto o euro, por exemplo, está valendo R$ 5,88. A Turquia acaba sendo, de fato, um destino mais econômico do que o restante da Europa.
Voos
A Turkish Airlines aumenta seu volume de voos entre Istambul e São Paulo (GRU) de três para quatro frequências semanais: às segundas, quartas, sextas e sábados. O voo sai de Guarulhos às 3h40 e chega em Istambul às 22h25, enquanto, na volta, decola da Turquia às 10h20 e chegam em São Paulo às 17h20.
Desde abril, os voos da companhia neste trecho são realizados pelo A350-900 com 32 assentos na executiva em formato 1-2-1 e 297 assentos em econômica na configuração 3-3-3.
Regras para entrada
Os passageiros que estiveram no Brasil há pelo menos 14 dias antes da chegada à Turquia, independente da nacionalidade, serão submetidos a uma quarentena de 14 dias em locais determinados pelo governo turco. O término da quarentena será autorizado no 14º dia com a confirmação do resultado negativo de um novo teste de RT-PCR.
Para os passageiros provenientes do Brasil o resultado negativo de teste de RT-PCR continua sendo exigido e deve ser feito até 72 horas antes da chegada à Turquia. É necessário ainda preencher a declaração de saúde antes do embarque no voo. O formulário está disponível no site https://register.health.gov.tr/. Os passageiros com origem do Brasil podem realizar conexões em Istambul normalmente desde que não saiam da área de trânsito internacional.
Melhor época para visitar a Turquia
Se você já está pensando em se programar para ir à Turquia, é importante saber que os especialistas indicam que a melhor época para visitar o país é na primavera (março/abril/maio) ou no outono (setembro e outubro). Nessas épocas do ano, as temperaturas são mais moderadas por lá, ao contrário do verão (junho/julho/agosto), quando as temperaturas sobem bastante e faz muito calor. Além disso, o verão é época de férias prolongadas no hemisfério norte, o que faz com que a Turquia receba muitos turistas que lotam as atrações e incentivam os preços a aumentarem.
Leia também: Dólar em baixa: vale a pena investir pensando em viajar ao exterior depois da pandemia?