Para democratizar o acesso aos serviços financeiros, a empresa foi a primeira no país a disponibilizar o saque sem cartão de qualquer instituição financeira
Menos de dois anos após o lançamento do Pix Saque e do Depósito Rápido, a Saque e Pague, plataforma de tecnologia que conecta pessoas a soluções financeiras por meio de um ecossistema de serviços, ultrapassou 750 milhões de reais em volume de movimentação em seus terminais. O serviço permite que usuários de qualquer instituição, seja banco tradicional, fintech ou banco digital, possam realizar saques e depósitos via Pix nas máquinas de autoatendimento da empresa.
“Quando lançamos esse serviço inédito no País, sabíamos que estávamos indo ao encontro das necessidades dos brasileiros e democratizando o acesso aos serviços bancários. Entre janeiro de 2022 e junho de 2023, atingimos o marco de 2,6 milhões de transações de Pix Saque, o que representa uma movimentação de mais de 425 milhões de reais. Ainda há uma relevante demanda pelo dinheiro físico, por isso, seguimos ampliando o número de terminais da rede. Hoje, estamos presentes em mais de 500 cidades de todos os estados”, comenta Givanildo Luz, CEO da Saque e Pague.
As instituições financeiras e carteiras digitais têm aumentado o número de transações realizadas por meio dos terminais da Saque e Pague. Isso significa que a empresa está aproximando tanto clientes de grandes bancos quanto fintechs e bancos digitais. Os bancos digitais e os grandes bancos estão no topo das transações Pix realizadas nos pontos de venda da empresa, dominando 50% das operações de Pix Saque.
Outro serviço de destaque, que a companhia foi pioneira ao implantar no Brasil, é o Depósito Rápido, via Pix, que pode ser utilizado inclusive pela população desbancarizada, transformando dinheiro físico em digital. Entre janeiro de 2022 e junho de 2023, foram mais de 600 mil transações, que representam um volume de movimentação de aproximadamente 340 milhões de reais.
“Fomos a primeira empresa a introduzir no Brasil o depósito sem o envelope. Por meio de um sistema de reciclagem de cédulas, que faz com que o dinheiro circule de forma mais sustentável, as mesmas notas depositadas no caixa eletrônico são utilizadas na função saque. Com o Depósito Rápido, o usuário pode fazer depósitos de até 2 mil reais, diretamente para qualquer banco. Além disso, a transação ocorre em tempo real, 24 horas por dia”, explica o CEO.
Segundo o executivo, é necessário que as instituições financeiras ofereçam experiências multicanais para atender à demanda dos clientes. “Hoje, as pessoas buscam serviços mais personalizados e a liberdade de administrarem sua vida financeira com mais agilidade, praticidade e autonomia. Garantir que a população tenha acesso a serviços que conectem o mundo físico e digital, de forma segura, simples, sustentável e tecnológica, é um dos objetivos da Saque e Pague, que tem a inovação em seu DNA”, finaliza o executivo.
Comunicação Saque e Pague