Termo de Cooperação trará melhorias para o perímetro irrigado de Canindé


Termo de Cooperação trará melhorias para o perímetro irrigado de Canindé
Diretor Administrativo da Cohidro, Jean Nascimento - Imagem: Vieira Neto

Na última semana, em Canindé de São Francisco, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), assinou um Termo de Cooperação Técnica que tem por finalidade a limpeza de reservatórios anexos às estações de bombeamento (EBs) e dos canais de irrigação que distribuem água para essas seis EBs do Perímetro Irrigado Califórnia. A Parceria também abrange a recuperação das estradas vicinais que cortam o mesmo perímetro, mantido pela Cohidro naquele município.

O DER, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), fez a entrega dos equipamentos: retroescavadeiras, pá carregadeira, motoniveladora e roçadeira hidráulica; que serão disponibilizados à Cohidro através da cooperação por um ano. A Cohidro vai arcar com os custos operacionais e toda manutenção e reparo das máquinas durante a vigência do termo. O presidente do departamento estadual, Anderson das Neves, considera importante o Governo do Estado somar esforços para apoiar a população do perímetro. “Este apoio estrutural, através dos equipamentos, vem para poder melhorar as atividades e o transporte nos perímetros irrigados, melhorando a irrigação e o escoamento dos produtos que estão sendo plantados”, avalia.

Já a Cohidro é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca de Sergipe (Seagri) e o secretário Zeca da Silva também participou do ato, assinando o termo de cooperação como interveniente. “Eu acho que essa administração da Cohidro está obtendo êxito porque enxerga o problema, sabe que não tem condições de resolver sozinho, mas faz parceria com as prefeituras, com outros entes do Estado e no final, quem é beneficiado é a população. Com esta parceria, a gente vê a importância para toda uma geração de empregos, de produtividade, de renda. A economia se movimenta como um todo e tudo isso faz um círculo virtuoso”, considerou.

As obras que a Cohidro pretende realizar com as máquinas do DER/SE, melhoram a qualidade do serviço de irrigação pública prestado, desobstruindo os canais de irrigação e reservatórios. Com isso, aumenta a vazão de água que chega nos lotes e melhora a conservação dessas estruturas, dos equipamentos de bombeamento da empresa estadual e dos sistemas de irrigação dos agricultores irrigantes. Diretor-presidente da Cohidro, Paulo Sobral avista um campo fértil a novas cooperações entre a companhia e o DRE. “Espero que este seja o primeiro Termo de Cooperação de muitos que podem ocorrer entre estes dois entes públicos do Governo do Estado. Existe esta mesma demanda nos outros cinco perímetros, com estradas vicinais, canais de irrigação e reservatórios”, expõe.

Ainda estiveram presentes ao evento o deputado estadual Jeferson Andrade, que também testemunhou o Termo de Cooperação; os verdores municipais de Canindé, Juarez de Vavá (presidente da Câmara), Adriano de Bomfim, Hugo de Pank, Klebinho e Eliel Torres; o presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Kaká Andrade; diretores, gerentes e funcionários da Cohidro e do DER; agricultores irrigantes do perímetro Califórnia e um dos seus representantes: o presidente da Cooperativa de Agricultores Irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia (Coofrucal), Levi Ribeiro.

“Avaliamos como uma ação muito importante, muito positiva para o nosso perímetro. Vai trabalhar a manutenção dos canais, do mato que está invadindo e os próprios reservatórios. Então, é bem-vinda e somos gratos pela ação. Com certeza, após este trabalho de limpeza de canais nós teremos, acredito que no mínimo 20% de melhoria na irrigação. Além do mais, com a melhoria nas estradas, a gente tem condição de melhor circulação dos produtos”, concluiu o presidente da Coofrucal.

 

Leia também: Aprovada proposta que prorroga a desoneração da folha de pagamentos