O Estado de Sergipe vem recebendo grande quantidade de chuvas durante a semana e a previsão do serviço de meteorologia é que fique até amanhã,12. Muitos locais ficaram ilhados, casas alagadas, pessoas sem sem possibilidade alguma de locomoção. Em muitos grupos de WhatsApp vídeos, fotos e a realidade sendo mostrada.
No interior do estado a realidade não é muito diferente da capital. As barragens estão cheias, algumas chegando ao limite máximo da capacidade. Mas longe da Fake News divulgada hoje, 11, pela manhã e que despertou o pânico em muitas famílias, principalmente à população que mora no conjunto Santa Lúcia. Quando finalmente foi informado pelos órgãos oficiais, prefeitura de Aracaju e governo do Estado que ainda não havia a possibilidade de abrir comporta de barragem, conforme divulgava a notícia falsa.
O governo de Sergipe informou que em relação a segurança da estrutura das barragens, todas se encontram dentro da normalidade, sem riscos.
Governo
Governo de Sergipe reuniu gestores no gabinete de situação para monitoramento de barragens e chuvas. Participaram da reunião a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Sedurbs, Companhia de Saneamento de Sergipe, Deso, Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Serhma, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe, Defesa Civil do Estado e dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Emurb. A principal discussão da reunião girou em torno das situações das barragens do estado.
Barragem Poxim Açu
A Barragem do Poxim Açu, no município de São Cristóvão que atende a Grande Aracaju, está com 95,2% de sua capacidade de volume útil. É importante salientar que até o momento a barragem não verteu e não houve abertura da válvula dispessora, uma espécie de comporta, porém, com o volume de chuva esperado para as próximas 24 horas é torno de 50mm, há grande possibilidade do vertimento da barragem.
A Deso, informa que a Barragem do Poxim Açu vem cumprindo seu papel de retenção de água e a minimização de impacto de cheias, uma vez que armazenou todo o acúmulo de chuvas até o momento, que foi de 307 mm nos últimos dez dias, ultrapassando a média histórica para a Grande Aracaju, no mês de julho, 215mm.
Inundação Jabutiana
É importante esclarecer que a inundação que ocorre em Aracaju no bairro Jabutiana (Largo da Aparecida, Santa Lúcia, JK e Sol Nascente) em Nossa Senhora do Socorro (Parque dos Faróis) e no município de São Cristóvão (Jardim Universitário) ocorreu pelas cheias do Rio Poxim Mirim, e não da barragem do Poxim Açu, além da influência da amplitude da maré.
Defesa Civil
A Defesa Civil alerta à população que se o nível de água dentro das residências se elevar, é importante deixar o local e procurar abrigo em lugar seguro, além de ligar para os órgãos de segurança. Na capital, o telefone da Defesa Civil é o 199. Em Nossa Senhora do Socorro, 0800-2845367 e (79) 988348626. Os moradores de São Cristóvão devem ligar para o (79) 99975-4412. Em situações de emergência em qualquer lugar do estado, o contatar o 193. A Deso está com uma equipe de monitoramento constante na barragem do Rio Poxim Açu para avaliar o aumento do volume de água.
Barragens do interior do Estado
Barragem da Ribeira
Barragem João Alves, a da Ribeira, entre os municípios de Campo do Brito e Itabaiana – a população dos municípios de Itaporanga, São Cristóvão e localidades próximas à barragem deve ficar atenta ao nível da água; Jacarecica II, entre os municípios de Malhador e Riachuelo – Municípios em situação de alerta – Laranjeiras e Riachuelo;
Dionísio Machado, em Lagarto e Piauitinga, Salgado – municípios em atenção Salgado e Estância;
Jabeberibe, em Tobias Barreto, risco mínimo de vertimento que pode afetar a população.
Com informações da ASN