Dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil como o quarto país com mais acidentes no trânsito do continente americano (ficando atrás de Belize, República Dominicana e a Venezuela) com a taxa de 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes.
Outros dados divulgados ema gosto pela ONG Criança mostram que, apesar do número de óbitos de crianças no trânsito terem diminuído 30% nos últimos 15 anos, essa taxa ainda é considerada alta, sendo a maior causa de mortes de jovens até 14 anos no país. Para conscientizar seus alunos a terem mais cuidado nas questões relacionadas a esse tema, o Serviço Social da Indústria (SESI), através de suas unidades escolares em Aracaju e Estância, está realizando a Semana do Trânsito, que iniciou na segunda-feira (19) e vai até esta sexta-feira (23).
Durante toda semana serão feitos trabalhos, debates e apresentações para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema do evento “Trânsito Consciente. Menos acidente” e ter noção da importância de se manter alerta seja no interior de um automóvel ou andar pelas ruas. A equipe pedagógica já vem trabalhando essa temática há algum com os discentes. Na sexta-feira, 23, serão apresentados os trabalhos realizados pelos alunos durante todo o período.
Essa ação solidifica a posição do SESI quanto às questões de reforço da cidadania das crianças desde sua iniciação escolar até a entrada no mercado de trabalho. Apesar dos avanços conquistados na legislação do trânsito, como o advento das cadeirinhas e assentos elevados nos carros, a taxa de mortalidade infantil no tráfego ainda é substancial. Portanto, conscientização sobre um assunto tão delicado, e importante, nunca é demais.
Com informações da Unicom Fies