O Sesc realizará nessa sexta-feira, 21, Dia da Árvore, na Unidade de Nossa Senhora do Socorro, a etapa de ampliação do Programa Ecos de Sustentabilidade, efetivado desde 2012, em Sergipe. As atividades terão início a partir das 09h, com o plantio de mudas da mata nativa, nas áreas interna e externa do espaço, bem como uma mostra que reúne tecnologias sociais e educação ambiental.
Segundo a diretora regional da instituição, Adely Carneiro, efetivar sistematicamente o entrecruzamento das práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis tem sido, há seis anos, uma das metas do Sesc em Sergipe. “Nesse sentido, fortalecer e impulsionar nossa colaboração para o alcance dos ODS, através da reflexão e ação no Dia da Árvore, é uma iniciativa que acentua o que fazemos no dia a dia, através das inúmeras práticas realizadas em nossas atividades de saúde, educação, cultura, lazer e assistência”, frisou.
Programação
Às 9h30, a mesa redonda “Relações Entre Natureza, Saberes e Bem Viver: cruzamentos e (re)construções” será aberta. Nela, a pesquisadora em bioquímica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dra. Luana Celina Seraphin, irá discorrer sobre o ato de cozinhar no contexto de um mundo globalizado, explorando alimentação saudável e sua relevância para a promoção da saúde. Já o professor Dr. Paulo Mário Araújo, engenheiro mecânico que realizou seus estudos na Université des Sciences et Technologies de Lille I (França), irá discutir a relação entre meio ambiente e tecnologias sociais, apresentando um dos experimentos realizados no seu laboratório, o fogão solar.
Por sua vez, o biólogo e educador ambiental, professor José Bezerra, reconhecido em todo o estado por sua atuação, apresentará um diversificado portfólio de saberes e práticas reunidos em duas décadas de atuação. A mesa redonda terá como mediador Mário Saladini (Departamento Nacional do Sesc), responsável pela implantação e acompanhamento do Programa Ecos em Sergipe.
Fonte: SESC