Foi com o objetivo de avaliar o andamento do projeto do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Tecnologia de Sergipe (CeTS) que o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) recebeu a visita técnica do analista de Programas de Desenvolvimento da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), Othon Santos Antunes Neto. Executado desde 2014 no SergipeTec, o Projeto é financiado pela Finep e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
O gestor de Inovação do SergipeTec, Marcelo Dósea, explicou que a pretensão é, por meio do CeTS, desenvolver dois núcleos: um de Desenvolvimento Tecnológico Regional (NuTec) e outro de Tecnologias em Saúde (NuTS). “Esses núcleos têm o objetivo de potencializar e dar suporte aos empreendimentos da região, capacitando profissionais e prestando um importante serviço no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias”, informou.
Nessa primeira visita, Othon conheceu toda a estrutura que o SergipeTec possui, para assim, poder fazer as implementações que o projeto do Centro de Pesquisa necessita nessa fase final. “Vim a Sergipe conhecer e acompanhar o andamento do CeTS, para verificar, in loco, se os recursos estão sendo aplicados, conforme rege o contrato entre Finep e SergipeTec. O projeto já se encontra em fase final e, pelo que vi, está muito bem encaminhado, restando somente alguns detalhes, para a conclusão’’, afirmou.
Centro de Pesquisa
O CeTS é composto por dois núcleos, o NuTec e o NuTS. O NuTec é um laboratório voltado ao desenvolvimento de protótipos a serem utilizados em vários setores de negócios, utilizando tecnologias 3D, como scanners e impressoras. Já o NuTS visa desenvolver pesquisas unindo a Tecnologia da Informação (TI) à Saúde, a exemplo de telemedicina e de análises de dados epidemiológico.