Sergipe volta a apresentar saldo positivo de empregos, após cinco meses


Empregos

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados do Cadastro Geral de empregados e desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, revelou que houve saldo positivo de 649 vagas de emprego com carteira assinada no Estado, em abril deste ano. O resultado é fruto da diferença entre admissões (6.461) e desligamentos (5.812) no período.

Empregos por setor em abril/2019

Das oito atividades avaliadas pelo Boletim no mês analisado, cinco apresentaram saldo de contratações maior que o de demissões. O setor de Serviços apresentou o melhor resultado, fechando o mês de abril com 553 novos postos de trabalho. A Construção Civil e o Comércio, geraram respectivamente 151 e 40 novas vagas de emprego. O setor de Serviços Industriais de Utilidade Pública (grupo que inclui as empresas responsáveis pela distribuição de serviços essenciais, como água e energia elétrica), gerou 16 novas vagas de trabalho. Já a Extrativa Mineral contabilizou 2 postos de emprego.

Os demais setores registraram saldos negativos, dentre eles o destaque foi para a Indústria da Transformação, com redução de 86 vagas de emprego. Na Agropecuária foram fechados 26 postos de trabalho, enquanto que na Administração Pública verificou-se o fechamento de apenas uma vaga, no quarto mês do corrente ano.

Desempenho dos Municípios em abril/2019

Dentre os treze municípios sergipanos com mais de 30 mil habitantes, cujos dados são disponibilizados para análise, a capital Aracaju assinalou a maior criação de empregos em abril deste ano, com a abertura de 245 postos de trabalho.

 

 

Fonte: FIES/Unicom