*Matéria atualizada às 19:00, com informações da Secretaria Municipal de Saúde
O último final de semana foi de intensa movimentação nos pontos de vacinação em Aracaju. De acordo com a prefeitura da capital sergipana, foram 11.935 pessoas vacinadas contra a covid-19 no sábado e domingo. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de novas doses para ampliar a faixa etária contemplada e seguir com o plano de imunização.
Segundo o Governo do Estado, o Ministério da Saúde ainda não sinalizou o envio de novas doses e, por esse motivo, a vacinação deu uma desacelerada nesta segunda-feira, 28. Enquanto novas remessas não chegam na cidade, a população com 39 anos ou mais não poderá receber a primeira dose da vacina nos próximos dias. Para as gestantes e puérperas a partir de 18 anos de idade, o local de vacinação será, exclusivamente, no auditório anexo à escola municipal Presidente Vargas.
Gestantes e puérperas precisam apresentar documento que comprove gravidez ou o puerpério, como exame de sangue com resultado positivo, ultrassonografia ou caderneta de gestante, declaração de nascidos vivos ou certidão de nascimento da criança, além de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência de Aracaju.
Nesta segunda-feira, 28, a imunização por idade aconteceu apenas no drive-thru do Parque da Sementeira. Para o drive-thru, uma das opções para quem toma a primeira dose, é necessário apresentar código gerado pelo portal VacinaJu e documento com foto. O código é gerado após o preenchimento de um cadastro no site e não acontece de forma imediata. Após o preenchimento do cadastro, é preciso voltar ao site e consultar a situação da solicitação quantas vezes forem necessárias até que a análise esteja concluída e o código liberado.
Para quem vai tomar a segunda dose, a vacinação segue normalmente. As Unidades Básicas de Saúde Oswaldo de Souza, Manoel de Souza e Augusto Franco estarão disponíveis nesta terça-feira, 29, para tal. A Prefeitura de Aracaju informa que as pessoas que estão com a segunda dose da vacina AstraZeneca agendada até o dia 3 de julho, podem receber a sua dose antecipadamente. A estratégia auxilia a população a concluir seu esquema vacinal de maneira tranquila, evitando aglomerações e o risco de atrasos por não comparecimento.
Leia também: Prefeitura de Aracaju libera funcionamento do comércio em geral para o dia de São Pedro