Após repercussão do levantamento feito pela Folha de São Paulo indicando que mais de 26 mil doses do imunizante Astrazeneca teriam sido aplicadas fora da validade, a Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) divulgou nota orientando a população e os municípios em como agir.
De acordo com a secretaria, todos os municípios receberam diretrizes para realizarem a busca no banco de dados para identificar se de fato ocorreu a aplicação de doses vencidas. A princípio, a SES analisa como um erro de registro. “A informação trazida na reportagem se refere a aplicação, em alguns municípios, de apenas uma dose vencida e não há frascos do imunizante contendo apenas uma dose. Cada frasco traz de 5 a 10 doses. Assim, a principio, o envio de uma informação para o sistema do Ministério da Saúde referente a uma dose com a data “vencida” pode ser um erro de registro”, explica a nota.
A secretaria informa, ainda, que essas pessoas não precisam ir até as unidades básicas de saúde. Os municípios, após essa verificação, é que entrarão em contato com essas pessoas.
Leia também: Astrazeneca fora da validade: saiba como identificar o seu lote