RioMar Shopping inaugura terceira expansão


Empreendimento tem mais de 233 lojas, com mais de três mil postos de trabalho

“O Grupo JCPM fez análise por aproximadamente dois anos e decidimos que entraríamos no jogo para tentar reverter esse momento da nossa economia. Através de um esforço enorme, trouxemos grandes lojas”, declarou o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, durante a inauguração da nova etapa do RioMar Shopping, ocorrida nesta quarta-feira (25).  A nova etapa, que faz parte da terceira expansão do empreendimento, agora funciona com 233 lojas, incluindo 14 âncoras e 49 quiosques.

Com 282 opções de compra, o estabelecimento passou de 51 mil metros quadrados para 101 mil metros quadrados, passando a ocupar, em tamanho, a 13ª colocação entre os shoppings do Nordeste. Para essa ampliação, os grupos empresariais JCPM e NB Participações e Empreendimentos realizaram o investimento de R$ 110 milhões, o que contribuiu para a geração de mil novos empregos diretos, totalizando três mil postos de trabalho. Outros 750 empregos foram criados ao longo de um ano de obra.

Algumas das novidades é que o mall ganha seis novas lojas âncoras, com grande redes varejistas como Americanas; Riachuelo; Polo Wear e Kalunga. Entre as novas lojas satélites estão Ricardo Almeida, Orgênico, Camicado, Madero, Camarada Camarão, Sal e Brasa, Iplace e outras que firmaram contrato e estão realizando implantação. O shopping também tem uma nova praça de alimentação, com 360 lugares, que somado à praça já existente, a ‘Praça Rio’, somam, ao total, 1.040 lugares, com 26 operações de alimentação, das quais16 na praça já existente e 10 novas opções na área recém construída, batizada de ‘Praça Mar’. Agora existem 31 operações para o consumidor.

Foto: Jorge Henrique

De acordo com o empresário João Carlos Paes Mendonça, os lojistas  terão mais um espaço para desenvolver seu negócio. “Buscamos colocar lojas que atendam o desejo dos clientes. Inaugurar próximo ao fim de ano é uma estratégia, pois vem as festas de  final de ano, férias, etc. No Nordeste isso tem um influencia muito grande. A gente usufrui dessa época, onde muitos também se deslocam para a região”, disse.

A ampliação também permitiu a reformulação do Restaurante Ferreiro, que passou a ter área de 631m², posicionando-se na entrada principal do empreendimento. Ao lado, formando um novo espaço gastronômico, chegará, até junho, o Camarada Camarão (com 738 metros quadrados).  Além do segmento alimentício, o empreendimento também conta com nova praça de eventos. A expansão disponibiliza novos fraldários e espaço família. Outro atributo que o consumidor já possui, desde 2016, é o edifício-garagem, com 1.377 vagas, dotada de tecnologia de localização de vagas, sendo o único estacionamento do estado a contar com essa inovação. Dessa forma, são quase 2,2 mil vagas no estacionamento.

Apesar do momento de desaquecimento que o país passou e ainda passa, Paes Mendonça é otimista. “Nesse momento em que a economia já está melhorando, os lojistas se beneficiarão e, consequentemente, todo o empreendimento. Acredito que a ousadia empreender está no sangue. Não pode desanimar. Tem maluco que gosta do que faz, que acredita, que tem condições de fazer e faz. Tenho como exemplo o meu pai, que fundou uma mercearia, uma bodega, na Serra do Machado, em 1935, e estamos trabalhando até hoje, com rede supermercados e de shoppings”.

Para o empresário, o otimismo está nos números. “A inflação teve uma queda e os juros também baixaram. Nós temos uma reserva cambial que supre e agora, com entrada de dólar significativa. Creio que a prioridade é resolver nosso problema político, de forma que uma coisa não afete a outra”, resaltou. Questionado sobre uma possível ampliação para o Shopping Jardins, ele diz que o Grupo está estudando e avaliando as possibilidades. “Existe a perspectiva de mudança, mas precisamos estudar, pois é um espaço complexo, devido à sua construção e implantação. Já fizemos outras ampliações lá, com bastante esforço, mas sempre almejamos aprimorar a qualidade. Se pudermos, faremos modificações”, pontuou.

O desenlace da fita inaugural pelas esposas dos empreendedores, Auxiliadora Paes Mendonça e Nuza Barbosa |Foto: Victor Caldas

Requalificação

Com a ampliação do RioMar, muitos dos equipamentos da parte já existente estão renovados, fazendo uma integração com a modernidade que é marca da expansão. As escadas rolantes foram trocadas, a central de ar-condicionado foi modernizada, as claraboias ganharam vidros capazes de absorver o calor e ao mesmo tempo que melhoram a iluminação do mall. Todo o mobiliário da praça de alimentação já existente foi renovado. O estacionamento externo passou por recapeamento e troca da iluminação por lâmpadas LED.

A modernização do RioMar tem sido uma constante desde 2006, quando os Grupos NB Participações e Empreendimentos e JCPM adquiriram o shopping e assumiram a gestão. A primeira expansão, feita em 2008, levou para o centro nova âncora, espaço para alameda de serviços, recapeamento do estacionamento e sistema viário, totalizando investimentos de R$ 35,8 milhões. Já em 2011, R$ 8,5 milhões foram investidos com expansão de 6,5 mil metros quadrados de área de loja e duas novas âncoras, totalizando 39.800 de ABL. Somando ao aporte atual, foram investidos R$ 154,3 milhões.

Entorno

Atento às demandas da região, o RioMar investiu R$ 3,8 milhões na abertura de uma nova opção viária, com a Via de Contorno. A implantação resultou na renovação da drenagem do empreendimento, deixando melhor infraestrutura e maior capacidade de suportar as águas de chuva, sem retenção na superfície. Outra iniciativa firmada com a Prefeitura de Aracaju foi a adoção do canteiro central na frente do empreendimento, onde o RioMar passando faz a gestão do plantio de árvores e manutenção da área.

Campanha

Com quase três décadas de existência no mercado de Sergipe, o RioMar apresenta sua nova companha focada em destacar a relação de anos com a cidade. Com o slogn “Sempre Seu”, resgata e valoriza essa relação de proximidade com as pessoas. O Shopping é um ambiente onde habitualmente as pessoas se encontram, têm momentos de lazer e histórias são vividas. Esses momentos estão retratados em uma campanha desenvolvida pela Agência Base.

Por Míriam Donald, com informações da Assessoria de Comunicação RioMar Shopping