O hub de tecnologia pernambucando, Porto Digital, foi destaque em material publicado pelo portal internacional Rest of World. A cidade do Recife foi considerada uma das seis cidades do mundo que lideram a construção da indústria de TI, ao lado de Lagos (Nigéria), Bangalor (Índia), Shenzhen (China), Tel Aviv (Israel) e Medellín (Colômbia).
O Porto Digital transformou o Recife em referência no assunto não só no Brasil, mas no mundo. De acordo com a publicação, o ponto alto da iniciativa pernambucana é que o hub trata-se de uma iniciativa planejada, ao contrário da expansão não planejada do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Desde 2019, o Porto Digital gera, anualmente, US$ 430 milhões em receitas. O trabalho realizado pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), formado pelo governo local, universidades e empresas, transformou a área histórica do centro do Recife. A iniciativa levou escritórios, espaços de coworking e empresas para o local, gerando emprego e renda para a cidade.
Em 2020, em plena pandemia da covid-19, o hub de tecnologia e inovação genuinamente pernambucano registrou crescimento de 21,7% no faturamento, gerando receita de R$ 2,86 bilhões em negócios. No ano passado, o parque tecnológico empregava mais de 13,7 mil profissionais e 349 empresas no ambiente.
Leia também: Balanço da Vale aponta lucro de U$ 13 bi no primeiro semestre