O ProjetarSE venceu na última sexta-feira (17) o Prêmio IAB-SE 2021 – Edição do Centenário, na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades, com o Projeto da Orla Fluvial de Santana do São Francisco. Promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, através do seu Departamento de Sergipe, a competição foi composta, ainda, pelas categorias Edificações e Interiores e Design. Os vencedores de cada departamento estadual irão disputar a primeira premiação nacional do órgão, articulada em comemoração aos 100 anos da criação do IAB.
A coordenadora-geral do ProjetarSE, a arquiteta e urbanista Shirley Dantas, comemorou o resultado. “Participar da premiação e ser agraciada nos traz muita alegria. Recentemente fomos finalistas de uma premiação nacional de gestão pública, e agora somos vencedores de um prêmio tão respeitado como o do IAB, em nosso Estado, concorrendo com outros projetos de colegas tão talentosos e comprometidos com uma arquitetura e urbanismo que fazem a diferença na vida das pessoas”, vibra a arquiteta.
Para ela, o reconhecimento é fruto da essência e do espírito colaborativo do ProjetarSE, que sempre imprime nos projetos que realiza a valorização da história e da cultura das populações de cada município, resgatando o que cada um tem de melhor.
Projeto Vencedor
É possível observar na concepção projetual da peça o cuidado com as pessoas que serão beneficiadas pela obra – pescadores, artesãos, lavadeiras, crianças, moradores em geral – e a valorização da vocação, da cultura e da história local. “O projeto valoriza o fazer artesanal do oleiro, através das curvas das abóbodas com destaque para bloco cerâmico aparente na parte interna, compondo um grande pavilhão para abrigar os restantes. Descortinar o rio e valorizá-lo também foi outra premissa do projeto”, destaca a diretora técnica de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia do ProjetarSE, a arquiteta e urbanista Dayse Araujo, que conduziu o projeto.
Segundo Shirley Dantas, a escolha para a inscrição do projeto desenvolvido para a região ribeirinha do município de Santana do São Francisco, em nome do ProjetarSE, deu-se pela complexidade, diversidade e valores intrínsecos que ele representa. “É a essência do Apoio Técnico e Desenvolvimento Municipal de Sergipe, de respeito aos valores locais, à paisagem e ao meio ambiente. Pode-se dizer que o projeto, agora premiado, é uma grande saudação ao maior ícone hídrico do Nordeste, o Velho Chico”, explica.
Na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades, foram avaliados projetos, obras, planos, programas e ações, executadas ou não, de desenho urbano, planejamento territorial, ativismo urbano e paisagismo de áreas livres de uso público.
A coordenadora-geral do ProjetarSE, Shirley Dantas, acredita ainda que o prêmio eleva o Apoio Técnico a um patamar de maior responsabilidade. “Vamos continuar projetando e transformando sonhos para os municípios sergipanos que mais precisam de nosso olhar e apoio técnico, como Santana de São Francisco, um dos municípios mais pobres de nosso Estado. Vamos agora para a etapa nacional, e continuar torcendo!”, finalizou.
O ProjetarSE, vinculado ao Instituto Banese, é um núcleo de apoio gratuito voltado ao suporte técnico às gestões de municípios sergipanos na orientação da execução dos recursos para obras de diversas modalidades, desenvolvimento e monitoramento de projetos de arquitetura, urbanismo e engenharia, assessoria para aprovação de projetos em órgãos públicos e fortalecimento da capacidade institucional das prefeituras.