Produtos de saúde bucal são aposta da P&G

Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo

Produtos de saúde bucal são aposta da P&G
Imagem: Freepik

A Procter & Gamble (P&G) resolveu acelerar seu programa de lançamentos em 2021. Do início do ano passado até o final deste ano, a empresa terá lançado 45 novos produtos voltados para a área de saúde bucal.

O brasileiro é conhecido em todo o mundo por valorizar a higiene bucal. Mas isso não é a toa. De acordo com o Atlas Global de Odontologia, estima-se que existam cerca de um milhão de dentistas no planeta e o Brasil é o país que concentra o maior número de profissionais na área. Por aqui existem aproximadamente 280 mil cirurgiões-dentistas em atividade, ou seja, um profissional para cada 715 habitantes. Faculdades brasileiras de odontologia formam cerca de 11 mil dentistas por ano.

Atento a esse perfil, a Oral-B, juntamente com a P&G, decidiram estimular a troca de escovas e o uso de cremes dentais mais elaborados através de uma série de lançamentos de produtos. Com as novidades, a expectativa é de que a categoria atinja um crescimento adicional de 2% a 3% ainda em 2021.

A P&G utilizou dados de mercado para traçar sua estratégia. De acordo com a consultoria NielsenIQ, houve um crescimento de 7% nas vendas de escovas de dentes nos primeiros seis meses de 2021, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Já a venda de dreme dental cresceu 10%, movimentando mais de R$ 2 bilhões.

Um dos novos produtos é uma escova cuja parte das cerdas pode ser trocada através de um sistema de refil. O Brasil é o segundo mercado a receber a escova, que chegou primeiro aos Estados Unidos, onde o sistema de refil representa 6,2% da categoria de escovas manuais.

A expectativa é de que a escova com refil repita o desempenho das elétricas, segmento em que a empresa tem apostado muitas fichas, incluindo o lançamento de uma linha infantil.“Foi um dos segmentos que explodiu na pandemia”, diz o diretor citando números do mercado: em 2020, foram R$ 14,9 milhões em vendas de escovas elétricas. Nos primeiros seis meses de 2021 já são R$ 13,5 milhões.

 

Leia também: Open Banking: você já entendeu como funciona?