Principais desafios do e-commerce neste fim de ano


Principais desafios do e-commerce neste fim de ano
Imagem: Reprodução internet

O período que compreende os dias entre a Black Friday e o Ano Novo é um dos momentos mais importantes para o varejo em todo o mundo. São bilhões de consumidores em busca de realizar sonhos de consumo e presentar pessoas queridas.

O número de pessoas optando por realizar essas compras por meio de canais digitais é cada vez maior. Com isso, a expectativa é de que as vendas online batam um novo recorde neste fim de ano. Espera-se que o crescimento seja de 7% em relação ao ano passado, o que pode chegar a uma movimentação de 1,2 trilhão de dólares.

A Salesforce – empresa americana de software on demand com foco em atendimento ao cliente, marketing, inteligência artificial, gestão de comunidades, entre outras frentes – analisou mais 1 bilhão de transações em mais de 40 países que utilizam a plataforma para descobrir quais os principais desafios para essa temporada de compras.

Disponibilidade de produtos

Em 2020, o grande desafio para o varejo foi o atraso nas entregas aos consumidores. Já em 2021, a Salesforce Brasil acredita que o problema poderá estar na disponibilidade de produtos para os consumidores. Ou seja, existe um risco de faltar mercadoria nas lojas. O risco está nos gargalos nos portos e custos crescentes de contêiners. Por isso, uma tendência aqui é que os clientes acabem antecipando suas compras para não correrem esse risco.

Preços mais altos

Não é momento para se iludir. Consumidores, varejistas e fornecedores sofrerão com custos mais altos neste final de ano. Existe uma pressão em cima da cadeia logística global, que está sofrendo com falta de matéria-prima e menor número de trabalhadores. Por outro lado, existe o aumento da demanda. A Salesforce acredita que uma alternativa para isso é o “compre agora, pague depois” para pedidos online, uma modalidade já conhecida fora do Brasil e que representou 4% do total de vendas da plataforma neste período de fim de ano em 2020.

Uso de dados

Rastrear a atividade de um usuário na web ou em aplicativos através de dados de terceiros deve se tornar cada vez mais caro, ou até mesmo impossível. Isso torna os dados coletados e organizados pela própria organização mais valiosos. As medidas e regulações que protegem a privacidade dos usuário online fizeram com que os departamentos de marketing passassem por um momento de adaptação.

Programas de fidelidade, engajamento em redes sociais e e-mails marketing personalizados são ótimas oportunidades para coletar os próprios dados dos consumidores. Segundo as estimativas da Salesforce Brasil, haverá crescimento de 30% no tráfego das plataformas de ecommerce provenientes de indicações e de 18% no uso de e-mail marketing entre novembro e dezembro se comparado com o mesmo período do ano passado.