O Banco do Nordeste (BNB) realiza a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa nesta sexta-feira (10), no Hotel Aquários. Serão entregues três troféus em reconhecimento às empresas que se destacaram por meio de iniciativas inovadoras e melhoria da competitividade, nos setores Indústria, Comércio e Serviços.
Com o objetivo de contribuir para ampliar a cobertura do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) a MPEs, o Prêmio estimula as empresas a buscarem crescimento e desenvolvimento no âmbito do desempenho econômico-financeiro, da qualidade da gestão ou de iniciativas inovadoras.
A premiação será realizada em toda a área de atuação do Banco do Nordeste. Serão reconhecidos 30 casos de sucesso, distribuídos entre os nove estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. As empresas foram selecionadas em um universo de mais de 65 mil clientes que contrataram operações de financiamento, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), de acordo com os critérios de inovações empregadas no negócio; competitividade; adoção de práticas que visam a redução do impacto ambiental; número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento.
As informações quantitativas e qualitativas foram analisadas por uma comissão julgadora composta por representantes das entidades parceiras: Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), Associação Comercial do Estado de Sergipe (Acese), da Universidade Tiradentes (Unit) e da Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese).
De acordo com o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, o Estado de Sergipe tem a vocação para os micro e pequenos empreendimentos e o Banco do Nordeste contribui de forma significativa com o desenvolvimento dessas empresas. “No Estado de Sergipe, temos a meta de contratar R$ 171,6 milhões até o final de 2016, superando os R$ 135,5 milhões contratados em 2015, somente com o segmento de micro e pequenas empresas”, explica.
As empresas premiadas no Estado foram Bia House, empresa de produção de bolos, salgados e doces para festas, da categoria indústria; Lojas São José Comércio Varejista, da categoria comércio; e Natclin Serviços Laboratoriais, da categoria de serviços na área de saúde.
Ascom Banco do Nordeste – Sergipe