Pesquisa destaca 5 insights para a retomada do turismo


Pesquisa destaca 5 insights para a retomada do turismo
Imagem: Divulgação

Com o objetivo de aportar conhecimento para a indústria de Viagens e Turismo, o TRVL Lab, em parceria com a Elo, produziu um relatório com as principais transformações de comportamento e consumo criadas e aceleradas na pandemia. A pesquisa é chamada de Insights para o Turismo e contou com a participação de 1.329 viajantes de todas as regiões do Brasil.

Um dos principais resultados do estudo foi a identificação de cinco insights dentro do segmento para que os agentes do turismo possam direcionar suas ações na retomada pós-pandemia. Conheçam as tendências.

Foco na saúde e bem-estar

Durante a pandemia, houve um aumento da preocupação com a saúde em geral, bem-estar, saúde mental e tempo de qualidade em família. A grande maioria dos pesquisados pretende manter os cuidados com estes pontos e ainda que este seja um sentimento, ele pode ser um forte indicativo de possíveis transformações de comportamento duradouras na direção do autocuidado e da qualidade de vida.

As viagens de lazer podem incentivar estes novos hábitos e comportamentos, entregando experiências conectadas ao bem-estar que permitam que viajantes desfrutem de tempo valioso consigo mesmo e com sua família de forma potencializada.

84,73% dos respondentes aumentaram o cuidado com a saúde durante a pandemia e 90,19% pretendem manter este novo comportamento. Além disso, 69,29% afirmaram que aumentaram o cuidado com o bemestar, sendo que 82,80% pretendem manter novos hábitos. Outros 68,33% aumentaram o cuidado com a saúde mental e isso deve permanecer assim para 79,58% dos respondentes no pós-pandemia. E, finalmente, 65,59% tiveram mais momentos de qualidade com a família neste período de pandemia. 79,74% pretendem continuar investindo neste tempo de qualidade juntos.

Viagens para celebrar

Para a maior parte dos brasileiros, relaxar e descansar são o principal motivo para realizar viagens de lazer, o que se conecta diretamente com o primeiro insight, pois viagens podem contribuir diretamente para o aumento da qualidade de vida, saúde e bem-estar.

A segunda principal razão é a diversão. Brasileiros desejam relaxar, mas isso não significa necessariamente contemplação e sim, experiências divertidas. Em terceiro lugar aparece o desejo de conhecer novos lugares e em quarto a celebração da vida e dos momentos.

Depois de um período difícil e de distanciamento, viajantes desejam viver novas experiências e aproveitar para usufruir de cada momento que a vida possibilita. Para isso é importante que destinos e fornecedores de turismo estejam de olho nas oportunidades, pois a velha programação de lazer não atenderá ao desejo ampliado de viver. É preciso turbinar a experiência e entregar inúmeras oportunidades de momentos memoráveis.

Meu Brasil brasileiro

A intenção de viagens para o pós-vacina continua concentrada no Brasil e o Turismo de sol e praia é o queridinho nacional. Ainda há insegurança com o estado geral da pandemia, mas questões econômicas reforçam a vantagem do Turismo nacional pelos próximos semestres.

O Nordeste brasileiro continua sendo o destino preferido, com destaque para a Bahia, Fortaleza, Fernando de Noronha (PE) e Natal (RN). Gramado (RS) aparece na segunda posição, mas há oportunidade para todos. O brasileiro está disponível e desejando conhecer o Brasil, é hora de reforçar a comunicação e o relacionamento com clientes, demonstrando a infinidade de opções disponíveis, que certamente atendem aos mais variados perfis.

74,84% dos entrevistados escolheram como nicho preferido para viagens de lazer o turismo de sol e praia. E, apenas, 8,83% dos respondentes está planejando uma viagem internacional para 2021. As intenções se fortalecem para o segundo semestre de 2022 para 21,37% dos viajantes.

Mais vínculo com o cliente

É fundamental conhecer em profundidade o perfil do seu cliente e entender como cada ponto da jornada é percebido e desejado por ele. Neste momento, encontrar uma ótima promoção de voo ou hotel é um bom motivador para
planejar uma viagem, mas as histórias de satisfação de conhecidos também têm um peso importante.

Os canais diretos são os preferidos pelos viajantes brasileiros para reserva e compra de suas próximas viagens, seguido das agências de viagens online e das agências de viagens. É importante lembrar que o cliente atual é mais digital e multicanal. Ele está considerando todas as opções e conveniência com informação especializada e customizada. O momento nunca foi tão propício para fortalecer as relações com a base de clientes, criando vínculos duradouros.

Vem, verão!

Com a vacinação de adultos sendo ampliada, as intenções de viagem crescem e muitos brasileiros já começam a planejar suas viagens nacionais, especialmente para o segundo semestre deste ano. Estas viagens serão de avião, para hotéis confortáveis em destinos de praia, serra/montanha e cidades do interior.

Então, o setor precisa estar preparado. Com o controle da pandemia e as novas informações científicas sobre as formas de transmissão, é possível rever alguns protocolos, mantendo aqueles que são essenciais como uso obrigatório de máscaras em espaço fechado, distanciamento mínimo e ventilação adequada.

Empresas turísticas aprenderam a trabalhar de forma mais enxuta com mais posições multifuncionais. É hora de aproveitar este aprendizado, sem esquecer da qualidade da entrega e da experiência, pois os clientes estão ávidos por conforto, serviço encantador e diversão. A temporada de verão sinaliza ser histórica. 54,42% dos viajantes já estão se programando para viagens nacionais para o segundo semestre de 2021 e 33,05% para o primeiro de 2022.

Sobre TRVL Lab

O TRVL LAB é um laboratório de inteligência de mercado em viagens. Por meio da condução e divulgação de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o mercado turístico, cria e transmite conhecimento relevante para gerar iniciativas criativas e a transformação positiva da indústria. É uma iniciativa da PANROTAS e da Mapie, empresas que compartilham do propósito de investigar constantemente o Turismo e contribuir para o seu desenvolvimento a partir de conteúdos relevantes e análises de mercado

 

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