No início do mês de dezembro, o Google lançou uma atualização chamada Product Review Update. Esta novidade pode ter impacto direto nos websites, pois traz foco total nos reviews dos produtos oferecidos. Ou seja, as avaliações que os usuários colocam espontaneamente nos sites após realizarem alguma compra estão ligadas a esta atualização.
O primeiro ponto é que o Product Review Update terá duração de três semanas a contar do dia 1º de dezembro de 2021. A princípio, a ferramenta começa a ser utilizada em sites de língua inglesa. Ainda não há previsão de quando comece a valer no Brasil, o que é um ponto positivo. Quando a novidade chegar por aqui, já teremos mais informações sobre ela e poderemos tirar maior proveito.
Esta atualização não é considerada um Core Update. Ou seja, não é uma alteração no algoritmo principal do Google. Estes algoritmos principais são os que têm como objetivo aprimorar os resultados de busca, com a missão de mostrar conteúdo relevante e confiável aos usuários. A atualização também não possui a intenção de penalizar os sites. O que ela pretende é recompensar páginas que ofereçam conteúdo original e informativo.
O Google, inclusive, informou que não fará notificações sobre as diversas micro atualizações no algoritmo de reviews que acontecerão constantemente. Com isso, os analistas de SEO deverão ficar de olho na volatilidade da SERP e na possível queda de impressões do Discover.
Para evitar possíveis quedas de impressões e posicionamento, o Google sugere que sejam fornecidas evidências visuais, de áudio e outros links da experiência com o produto. Assim será possível reforçar a autenticidade da avaliação. Outra sugestão é que links para vários vendedores sejam incluídos para que o leitor tenha a opção de compra com quem ele preferir.