Natura recebe prêmio por engajamento com startups


Natura recebe prêmio por engajamento com startups
Centro de Inovação Natura - Imagem: Divulgação

A 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes companhias, anunciou as empresas líderes em inovação aberta no Brasil, as chamadas TOP Open Corps. Na edição deste ano, a Natura levou o primeiro lugar na categoria TOP 5 Saúde e Bem-Estar e ainda se tornou a única a figurar entre as dez primeiras na classificação geral das corporações mais engajadas com startups em todas as edições do ranking.

A premiação, parte do Ranking 100 Open Startups, avalia o engajamento de grandes empresas no ecossistema de inovação brasileiro por meio de critérios vinculados com as relações de negócios estabelecidas entre startups e médias e grandes empresas. Na categoria Saúde e Bem-Estar, foram identificadas 92 corporações que praticam inovação aberta com startups no país.

O reconhecimento nesta edição reforça a atuação de mais de duas décadas da Natura no modelo de inovação aberta para viabilizar produtos e serviços disruptivos. A parceria com o ecossistema inovador apoiou a marca inclusive durante a pandemia para garantir a aceleração de projetos e mitigar os efeitos da crise com a criação de soluções de telemedicina, apoio psicológico e iniciativas de bem-estar para a rede de Consultoras de Beleza e colaboradores. Além disso, a Natura estendeu alguns benefícios para a comunidade de startups, como acesso gratuito à plataforma de bem-estar e sessões terapêuticas.

Entre as ações de destaque de Natura Startups em 2020, está o programa Nós Juntos, lançado em parceria com a aceleradora dedicada a mães empreendedoras, a B2Mamy, em que colaboradores da empresa foram capacitados para atuar como mentores de 30 startups, e o matchmaking com uma startup parceira para avançar a estratégia de fomentar o empreendedorismo na rede, identificando os talentos de consultoras e ajudando a potencializá-los como Consultoras Treinadoras e Consultoras Influenciadoras. O acordo de investimento com a Singu, plataforma digital brasileira líder em serviços de beleza em domicílio, é outro movimento importante na trajetória de Natura Startups. A plataforma poderá, por exemplo, oferecer os serviços das Consultoras, ampliando a geração de renda.

Outro marco relevante de Natura Startups foi o início dos testes com as quatro startups selecionadas no Natura Innovation Challenge – Zero Waste Packaging, o maior desafio de inovação aberta da história da empresa, que contou com mais de 570 soluções participantes de 37 países. A novidade neste ano é a parceria firmada com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a agência internacional SOSA, que vai priorizar a aceleração de objetivos de médio prazo da Plataforma de Negócios de Natura &Co América Latina. Os testes iniciarão ainda em 2021.

“O Natura Startups se propõe a ser uma alavanca importante no nosso processo de transformação organizacional e cultural. A conexão com o ecossistema permite acelerar a visão da Plataforma de Negócios com produtos, serviços e parceiros, além de desenvolver novas avenidas de crescimento. Essa rede permite que muitas soluções possam ser testadas e rapidamente escaladas para todas as nossas operações na América Latina e em outras empresas do grupo”, afirma Agenor Leão, vice-presidente da Plataforma de Negócios de Natura &Co América Latina.

“Ficamos muito felizes em estar, mais uma vez, entre as dez empresas mais engajadas com o ecossistema no ranking, o que mostra a consistência de um trabalho que iniciou há alguns anos. O alto dinamismo desse mercado e reconhecimentos como este nos estimulam a seguir expandindo novas formas de nos relacionarmos com a comunidade empreendedora e, assim, poder gerar mais impacto social, econômico e ambiental positivo para o mundo”, acrescenta.

Natura Startups

Desde 2016, o ecossistema Natura Startups (www.natura.com.br/startups), atua como porta de entrada da inovação aberta, conectando empreendedores aos desafios de negócio e entregando métodos e facilidades para que as conexões sejam bem-sucedidas. A atuação do Natura Startups se materializa a partir de três pilares: acelerar a inovação por meio da prospecção de startups e da correalização de testes com as áreas internas; fomentar a cultura interna de test & learn, a colaboração e o intraempreendedorismo; e contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de startups. Até hoje, o programa já analisou mais de 5 mil startups, interagiu com mais de mil, realizou testes com mais de cem e firmou parceria com mais de 40.

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 150 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais de 39 mil acordos de open innovation e R$ 2 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são 18.300 startups e 3.600 corporações participantes da plataforma.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.