A 17ª Semana de Museus oferecerá mais de 3 mil atrações em museus de todo o Brasil, a partir desta segunda-feira (13) até o domingo (19). A atual edição da Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), terá como tema: Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições.
Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais.
Sergipe
O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda participará da 17ª edição da Semana Nacional de Museus, que terá como tema este ano ‘Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições’. O evento ocorrerá no dia 17 de maio, a partir das 8h30, e tem como proposta apresentar, por meio de um simpósio, a contribuição que os museus proporcionam na preservação da cultura popular, além de lançar um olhar sobre as tradições indígenas e a manutenção e permanência dessas tradições para as próximas gerações.
A programação do evento será dividida em dois momentos que se complementam. No período da manhã será realizada uma discussão sobre o tema ‘De Sílvio Romero, Câmara Cascudo aos dias atuais: Quais as perspectivas de futuro para a cultura popular?’ Será uma homenagem à memória do sergipano Sílvio Romero e do antropólogo e historiador Câmara Cascudo, com a participação da professora Neila Dourado Gonçalves Maciel (UFS – Coordenadora do PPG=Cult) e de Daliana Cascudo, do Instituto Câmara Cascudo. Durante a tarde haverá uma palestra ministrada pela Dra. Lorena Garcia, arqueóloga e professora do departamento de arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre a tradição e resistência dos índios de Sergipe”.
No encerramento do simpósio, membros do povo Xokó irão apresentar a Dança do Toré em celebração a sua cultura e seus valores. Ao término das apresentações, um artefato (Cocar) indígena será entregue ao Museu da Gente Sergipana pelo Cacique Bá para compor o acervo do Jereré. É importante salientar que a aquisição de um objeto XoKó para o acervo do museu é uma forma de difundir ainda mais a cultura indígena no estado.
Semana de Museus
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes entre outras.
O principal objetivo da Semana Nacional de Museus é divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de promover um maior envolvimento entre as instituições museais e a comunidade. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público. Durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe 79%.
Programação no Museu da Gente Sergipana
MANHÃ
‘DE SÍLVIO ROMERO, CÂMARA CASCUDO AOS DIAS ATUAIS: QUAIS AS PERSPECTIVAS DE FUTURO PARA A CULTURA POPULAR?’
8h30 – credenciamento
09h00 – Apresentação Cultural: Solo Coreográfico – Bailarina Denni Ellen e Músico Denison Cleber
09h15 – ‘Silvio Romero e sua Contribuição para a Cultura Popular no Brasil’
Prof.ª. Neila Dourado Gonçalves Maciel. (UFS- Coordenadora do PPG=Cult)
10h00 – ‘A Contribuição de Câmara Cascudo para a Cultura Popular no Brasil’
Daliana Cascudo (Instituto Câmara Cascudo)
10h30 – ‘A Cultura Popular em Sergipe: desaparecimentos, continuidades, dinâmicas e tendências’
Prof. Dênio Azevedo (UFS /PPG=Cult)
11h00 – Plenária
12h00 – Intervalo/Almoço
TARDE
‘TRADIÇÃO E RESISTÊNCIA DOS ÍNDIOS DE SERGIPE’
14h00 – ‘Tradição e Resistência do povo XoKó’
Cacique Bá (Líder do Povo XoKó)
Museu Afro Brasil
O Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, fará uma ação educativa a partir das técnicas e das temáticas do cordel, que apresentará histórias e narrativas afro-brasileiras. O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, haverá um bate-papo sobre o engajamento dos clubes brasileiros diante de questões sociais como violência de gênero e racismo dentro do futebol.
Museu do Amanhã
No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, realiza uma ação educativa que propõe conversar sobre a territorialidade dos alimentos, refletir sobre os regionalismos e o significado de tradição. O Museu do Índio, na Rua das Palmeiras, no Flamengo, promove uma oficina de contação de histórias, com o tema “Ouvir, contar, ler e ver. Mitos, lendas e contos, as práticas leitoras e as narrativas culturais indígenas”. Também oferece uma oficina de língua e cultura Guarani, e outra sobre documentação e preservação das línguas indígenas.
Museu Casa da Moeda do Brasil
O Museu Casa da Moeda do Brasil, na Praça da República, apresenta uma exposição de seu acervo histórico, e outra sobre a Cédula Real.
A programação nacional completa pode ser encontrada em http://programacao.museus.gov.br .
Fonte: Agência Brasil// Assessoria