MEC publica lista de aprovados no Fies

Candidatos pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição até às 23h59 da próxima sexta-feira (6)

MEC publica lista de aprovados no Fies
Imagem: Marcos Santos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (3) o resultado dos candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A lista está disponível no site oficial do Fies e já pode ser consultada.

Os participantes pré-selecionados devem fazer a complementação da inscrição até às 23h59 da próxima sexta-feira (6). Quem não foi selecionado na chamada única do Fies ainda pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera, em que a inclusão é automática. Nesse caso, o prazo de convocação segue até as 23h59 de 31 de agosto de 2021.

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos de nível superior não gratuitos. O fundo é um modelo de financiamento estudantil dividido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escola varia conforme a renda familiar do candidato.

Foram inscritos para concorrer ao financiamento os candidatos que participaram do ENEM a partir da edição de 2010 com notas igual ou superior a 450 pontos nas provas e superior a 0 na redação. Os financiamentos podem variar de 50 % a 100%, dependendo da renda familiar em comparação ao valor do curso, mas é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Fui selecionado, e agora?

Os estudantes selecionados devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de nível superior escolhida para a realização do curso e financiamento através do Fies. Lá, será possível validar as informações. O candidato tem até cinco dias para realizar este procedimento, a partir do dia seguinte ao da complementação da inscrição.

Além disso, será preciso ir até um agente financeiro em até 10 dias, a partir do terceiro dia útil da data de validação da inscrição na CPSA. O candidato precisará levar a documentação exigida e especificada pelo MEC. Com a aprovação concedida pelo agente financeiro, basta formalizar a contratação do financiamento.

 

Leia também: STF anula ação trabalhista de R$ 46 milhões contra Petrobras