ITPS comemora 93 anos de serviços prestados


Foto: Ascom Sedetec

Na terça-feira (05), o Governo do Estado realizou um ato simbólico para comemoração dos 93 anos de atividade do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Completada no último mês de junho, a data foi comemorada durante solenidade na sede do Instituto e contou com as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Chico Dantas, do diretor-presidente Jécson Léo Araújo, servidores da casa, bolsistas, estagiários e colaboradores.

Inserido entre os institutos de pesquisa mais antigos do país, o secretário Chico Dantas falou da importância do ITPS em Sergipe, e parabenizou a todos em nome do governador Jackson Barreto.  “O Instituto é um marco na evolução da ciência e tecnologia no Estado, pois contribui para a promoção do desenvolvimento regional e local, com perspectivas de investimentos no campo da química, da metrologia e demais ciências. O ITPS continuará a sua trajetória de órgão difusor e executor da ciência e tecnologia em Sergipe, inclusive com o incentivo do Governo do Estado na modernização e atualização dos seus laboratórios”, pontuou o secretário ao destacar que o Instituto conta com uma equipe de funcionários dedicados e preparados, que sob a gestão de um corpo diretivo técnico e eficiente conduzem o ITPS.

Fundado em 27 de junho de 1923, na administração do governador Maurício Graccho Cardoso, o ITPS foi criado com o objetivo de dar suporte às atividades industriais – na época ainda denominado de Instituto de Química Industrial – o ITPS se modernizou e hoje tem importante papel a desempenhar no processo de desenvolvimento do Estado de Sergipe, como instituição de pesquisa e de apoio tecnológico.

O diretor-presidente Jécson Léo, ressaltou que o Governo de Sergipe não só tem entendido o papel do Instituto, como vem investindo na modernização de sua infraestrutura nos últimos  anos.  “Atualmente o órgão dispõe de seis laboratórios, oferecendo diversos tipos de ensaios nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecido foliar, resíduos industriais, produtos químicos e resistência de materiais”, detalhou o diretor ao informar que esteve em Brasília no mês de julho em busca de mais recursos para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Sergipe, órgão vinculado ao  ITPS, para que continue a cumprir o dever que é de dar suporte à sociedade e proteger o consumidor.

Servidora há 30 anos, Walkíria Carvalho expressou a felicidade de estar presente nesses 93 anos do Instituto. “O ITPS passou por várias fases boas e ruins, mas nos últimos anos deu uma boa guinada graças aos últimos investimentos que foram feitos por parte dos Governos. Sou química industrial e foi aqui que coloquei em prática tudo que aprendi com a minha profissão. O ITPS é a minha casa”, comemorou.

Ascom Sedetec