O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar mais caro em 2022. Esta taxa deve ser quitada anualmente por donos de carros, motos, caminhões, ônibus e demais veículos automotores registrados, até mesmo tratores. O aumento é esperado porque a cobrança é baseada no valor venal do veículo.
O valor do veículo utilizado para o cálculo do IPVA é calculado pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base no mês de setembro do ano anterior. Isto quer dizer que os valores que serão utilizados em 2022 foram definidos agora, em setembro de 2021.
Este é um imposto estadual e pode variar entre 2% e 4%. Cada unidade federativa aplica uma alíquota e um período, que pode variar entre 10 e 20 anos. As informações podem ser conferidas na Secretaria de Fazenda de cada estado. Enquanto no estado de São Paulo a alíquota é de 4%, em Sergipe o valor percentual é de 2,5%, por exemplo. Outro dado importante é que, de acordo com a Lei 7.655, de 17 de junho de 2013, são isentos do pagamento do IPVA em Sergipe os carros com mais de 15 anos de fabricação.
Mas por que o IPVA deve ficar mais caro em 2022? Normalmente, o movimento é o inverso. Como a porcentagem é a mesma todos os anos, mas o bem passa por um processo de depreciação conforme o tempo passa, o mais comum é que o IPVA diminua a cada ano. Porém, 2021 não foi um ano normal.
Desde o início da pandemia, em 2020, a indústria automotiva enfrenta uma série de desafios. Entre eles, a necessidade de paralisar as linhas de montagem e a escassez de componentes eletrônicos e matérias-primas. Isto fez com que a produção de veículos no Brasil não acompanhasse a demanda. Somado a estas questões está a desvalorização do real, que pressiona os custos das montadoras. O resultado? Comprar um carro novo está bem mais caro.
E não estamos falando apenas da alta de preços de carros 0 km. Os carros seminovos também estão apresentando valores mais altos. Existem longas filas de espera para quem quer comprar um carro novo e isto fez com que os preços de carros usados subisse. A depender do veículo, uma unidade seminova disponível para pronta entrega pode sair mais cara do que o equivalente novo. Portanto, se o valor do usado subiu e a alíquota de IPVA é a mesma, você pagará mais imposto no ano que vem.