Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e a implementação de projetos, ações e iniciativas comuns que tenham como norte o desenvolvimento social e econômico sustentável do País, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) assinaram um termo de cooperação.Dentre as atividades abrangidas pelo acordo estão, por exemplo, a realização de cafés e debates com autoridades; conferências, cursos e treinamentos; compartilhamento de ações, poio e divulgação de iniciativas; realização conjunta de debates internos e externos, artigos e palestras; entre outras.
Assinaram o acordo o presidente da CACB, George Pinheiro, e a vice-presidente da Abrig, Ivonice Campos. Pela Confederação, também estiveram presentes a superintendente, Juliana Kämpf, e o assessor Jurídico, Rafael Machado. A Abrig trouxe seu responsável por projetos estratégicos, Eduardo Fayet, e o membro da diretoria e presidente da Latin Link consultoria, Ruy Coutinho.
Prêmio Marco Maciel
A Abrig realiza no dia 25 de setembro a entrega do Prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência entre o Público e Privado, que tem como finalidade reconhecer as instituições que contribuem de maneira ética e transparente para a melhoria da relação público-privada no Brasil. O prêmio possui abrangência nacional e recebe inscrições até o dia 10 de setembro, em cinco categorias: instituição pública; instituição privada; relações institucionais e governamentais; veículo de comunicação; e academia. Clique aqui e saiba mais.
Um dos idealizadores da Lei de Arbitragem, Marco Maciel, 77 anos e natural de Pernambuco, é advogado, professor e ex-vice-presidente e ex-ministro da Educação. Foi deputado estadual, deputado federal, senador e governador de seu estado. Para o presidente da Abrig, Guilherme Cunha da Costa, a homenagem a Marco Maciel é mais do que merecida pela sua trajetória política e pela contribuição dada por ele à sociedade.
Órgão operacional da CACB, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), uma das precursoras na disseminação dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESCs) no Brasil, prestigiará a premiação, através dos seus representantes.
*Com informações da Abrig