O Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI de novembro mostrou que os empresários sergipanos permanecem confiantes e otimistas, uma vez que o índice somou 50,8 pontos – ou seja, 1,7 ponto maior, o que deixou o índice acima da margem dos 50 pontos. Dessa forma, o indicador de expectativas somou 55,6 pontos, confirmando o otimismo. Além disso, mostraram-se confiantes em relação ao futuro das suas empresas e da econômica brasileira, com os indicadores de expectativas somando 57,9 e 52,3 pontos, respectivamente.
No tocante à pesquisa de Sondagem Industrial e da Sondagem Indústria da Construção do mês de outubro de 2016, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), apontam que o Volume Produção somou 46 pontos, ficando 0,5 ponto acima do volume registrado em setembro, o que indica crescimento na produção do período.
Apesar do resultado, os empresários sergipanos não se mostraram otimistas quanto às perspectivas para os próximos seis meses, uma vez que o indicador de perspectiva da ‘Demanda por Produto’ ficou em 48,3 pontos, e o de Compras de matéria-prima ficou em 49,2 pontos, ambos abaixo da linha divisória dos 50 pontos.
A Sondagem Indústria da Construção mostrou que o Nível de atividade recuou no mês analisado, apresentando redução de 3,4 pontos. Na comparação com o mês de setembro, o indicador permanece abaixo da linha divisória, somando 45,7 pontos. A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) das empresas sergipanas foi de 74%, acima do usual para o mês e bem acima dos resultados apresentados pelo Brasil [com 56%] e Nordeste [54%].
Análises
As pesquisas foram criadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de conhecer tendências e expectativas dos empresários do setor industrial. Os indicadores apresentados nas pesquisas variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.
Mais detalhes sobre a Sondagem Industrial, Sondagem Indústria da Construção e ICEI estão disponíveis no site do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da FIES.
Com informações da Unicom Fies